sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA AJUDOU 11 MIL ESTUDANTES EM 2018

Redação - 04/02/2019 07:00 - Atualizado 04/02/2019

Por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação, os estudantes da rede estadual de ensino são incentivados a produzirem projetos de iniciação científica que buscam solucionar problemas identificados por eles no meio em que vivem. Tratam-se de projetos relacionados a questões como sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo, saúde, dentre outros. Desta forma, o programa visa inovar e diversificar o currículo escolar, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, à cultura e à tecnologia, além de potencializar a produção e a divulgação científica. Este ano, o programa alcançou 382 escolas, em 85 municípios, beneficiando 11 mil estudantes.

Neste contexto, nas unidades de ensino são promovidas as Feiras de Ciências Escolares que se constituem na culminância das atividades desenvolvidas no Ciência na Escola, nas quais os estudantes juntamente com seus professores orientadores apresentam projetos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, produzidos em sala de aula. Os projetos selecionados são apresentados durante a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontece anualmente, em Salvador.

Em 2018, a FECIBA integrou a programação do Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018 e contou com a exposição de 404 projetos de pesquisa, dos quais 16 foram premiados com Chromebooks e credenciais para a participação dos estudantes em eventos científicos nacionais, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo. Todos estes projetos de pesquisa, além de outros da Educação Profissional e Tecnológica, apresentados durante o Virtual Educa, estão reunidos na publicação ‘Práticas para Compartilhar’, disponível no Portal da Educação.

Entre os eventos nacionais em que os estudantes da Bahia foram destaque estão: IV Feira Nacional de Matemática, em Rio Branco, no Acre; Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, na cidade de Recife, em Pernambuco; Feira de Parauapebas de Ciências, Tecnologia e Inovação (FEPACT), em Parauapebas, no Pará; Prêmio Jovem Cientista, em Brasília; Prêmio do Criativos da Escola, em Fortaleza; Mostra Brasileira Ciência e Tecnologia, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (33ª MOSTRATEC), na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul e outros.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.