FGV: CONFIANÇA DA INDÚSTRIA TEM 2ª ALTA SEGUIDA EM DEZEMBRO

FGV: CONFIANÇA DA INDÚSTRIA TEM 2ª ALTA SEGUIDA EM DEZEMBRO

A percepção sobre a demanda interna melhorou em dezembro e a confiança da indústria brasileira terminou o ano registrando a segunda alta consecutiva, apesar de ainda sinalizar um ritmo moderado de atividade do setor, mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (27). Com alta de 0,5 ponto na comparação com novembro, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) atingiu 94,8 pontos no último mês do ano.

“Mesmo após a segunda alta consecutiva, a confiança do setor industrial segue abaixo dos níveis alcançados no primeiro semestre do ano e sinaliza um ritmo morno de atividade na virada para 2019”, explicou o superintendente de estatísticas públicas da FGV Ibre, Aloisio Campelo Jr. “Em relação à situação corrente, a boa notícia do mês foi a melhora das avaliações sobre a demanda interna, sugerindo um quadro de normalidade.”

Em dezembro, 11 dos 19 segmentos pesquisados apresentaram melhora na confiança. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,8 ponto, para 96,0 pontos, em seu segundo avanço consecutivo. Já o Índice de Expectativas (IE) manteve a trajetória de queda e recuou 0,7 ponto, para 93,8 pontos, atingindo seu menor nível desde junho de 2017. No mês, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) também apresentou recuo de 0,6 ponto percentual, para 74,6%, registrando seu menor patamar desde outubro de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.