sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ELEIÇÕES INTERROMPEM AULAS NA REDE PÚBLICA A PARTIR DE SEXTA-FEIRA

Redação - 03/10/2018 07:52 - Atualizado 03/10/2018

As aulas nas escolas municipais e estaduais na capital e no interior do estado serão suspensas a partir de sexta-feira (5), quando as urnas vão começar a ser instaladas. As unidades de ensino serão cedidas ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para serem utilizadas como locais de votação. No caso das escolas estaduais, os alunos voltarão às salas de aula na terça-feira (9). Já nas unidades da rede municipal, as atividades para os estudantes serão normalizadas na segunda-feira (8).

O TRE baiano assegurou que a suspensão das aulas nas unidades estaduais, municipais e particulares que abrigam seções eleitorais não afetará o calendário escolar, que prevê o cumprimento dos 200 dias letivos, regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Na Bahia, 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno da eleição. Ainda não há previsão de quantos equipamentos serão utilizados no 2° turno. O TRE indica que o eleitor consulte o local de votação antes do domingo (7). Isso pode ser feito no próprio site do órgão. Em Salvador, 47 pontos de votação foram alterados.

Para votar, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação, por exemplo. O primeiro turno de votação vai ocorrer em 7 de outubro de 2018 e o segundo turno, se ocorrer, será em 28 de outubro de 2018. A votação começa às 8h e termina às 17h. A ordem de votação para as eleições gerais é a seguinte: deputado federal, deputado estadual (deputado distrital no Distrito Federal), senador, governador e presidente. Os cidadãos alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. O eleitor que não conseguir votar deve justificar a ausência.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.