sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

ELEIÇÕES DE 2018 TERÁ NÚMERO MUITO PEQUENO DE JOVENS

Redação - 16/08/2018 13:46

As eleições desse ano terão um número muito pequeno de eleitores jovens. Segundo divulgação do tribunal superior eleitoral (TSE) dos quase 6,5 milhões de jovens hoje, com idade entre 16 e 17 que estão no critério do voto facultativo apenas 1,4 milhão (ou 21,6%) tirou o título neste ano. Será a menor participação dos adolescentes nas eleições presidenciais desde 2002.

Para explicar o que pode ter afetado essa queda de participação eleitoral entre os adolescentes, o G1 falou com os seguintes especialistas: Antonio Barros, professor de pós-graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados Segundo eles, a queda de participação não pode ser vista de forma isolada do contexto social dos diferentes períodos eleitorais, e os motivos principais que podem ter afastado mais adolescentes das urnas incluem a falta de perspectivas por causa da crise atual e uma desconexão entre candidatos e eleitores jovens.

Para Rennó, da UnB, a constante diminuição do número de jovens eleitores demonstra uma insatisfação significativa de parte da sociedade com o sistema político. “A avaliação dos políticos piorou muito. O grau de desinteresse também aumentou. Há uma sensação de desalento da população em relação à política nacional”, explica ele.

Márcia Dias, da Unirio, diz também que, nos períodos em que ocorre na sociedade uma desilusão com a democracia e com seus agentes, os jovens são os que mais se alienam politicamente. “Você não pode olhar esses dados descolados dos movimentos da sociedade. O maior ou menor interesse do jovem em relação à política varia como a situação política em geral está percebida por esse jovem” (Márcia Dias)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.