A construção do Porto Sul, que está sendo realizada pela Bamin, concessionária da Fiol – Ferrovia Leste-Oeste, está paralisada, como havia anunciado o portal Bahia Econômica. (Veja aqui).
No momento, a Bamin está em negociação no sentido de contratar uma empresa de grande porte na área de construção pesada ou um consórcio delas para assumir a construção do Porto Sul. É uma concorrência com empresas nacionais e internacionais.
Extraoficialmente, o portal Bahia Econômica foi informado de que a Novonor (ex-Odebrecht) está concorrendo e pode assumir a construção do Porto Sul, diretamente ou num consórcio com outras empresas.
A Novonor sempre teve experiência na construção desse tipo de equipamento, tendo construído terminais em Aracaju, Itaqui, 2 portos no Rio de Janeiro, dois berços no porto de Santos e atuando também em consórcio com outras empresas, a exemplo da Carioca Christiani Nielsen engenharia e outras.
O projeto do Porto Sul, envolve as obras offshore (no mar) de responsabilidade da Bamin e onshore (em terra), de responsabilidade do governo do Estado,
As obras offshore deveriam ter sido iniciadas em 2023, mas segundo o cronograma da Bamin, só serão iniciadas no segundo trimestre de 2024. Ao que parece dificilmente esse cronograma será cumprido e a expectativa é que as obras comecem no último trimestre de 2024.
A preocupação na região é que se a produção das minas de ferro começar sem o porto estar pronto outras soluções logísticas podem ser utilizadas. O portal entrou em contato com a assesoria da Bamin e aguarda o retorno.
Atualizada às 20:30.