quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

PARTE ALTA DA COLINA SAGRADA FICARÁ PRONTA PARA LAVAGEM DO BONFIM

admin - 09/01/2019 10:07 - Atualizado 09/01/2019

Na contagem regressiva para a tradicional Lavagem do Bonfim, considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval, devotos e fiéis serão irão encontrar já parte das obras de requalificação da Colina Sagrada pronta. A Praça do Largo do Bonfim, que fica próxima ao Santuário da Basílica do Bonfim, por exemplo, está praticamente concluída pela Prefeitura. Com isso, quem for ao santuário para fazer pedidos ou agradecer pelas graças alcançadas no próximo dia 17 terá acessibilidade total ao templo, cujo entorno ganhou aspecto urbanístico completamente repaginado.

A Praça do Largo foi ampliada, dando a sensação de continuidade das escadarias da igreja. Toda a pavimentação do local passou a ser composta por mosaico e grafismos marcados no piso em pedra portuguesa. A Prefeitura também realiza obras no Abrigo de Velas, um espaço próprio para os fiéis acenderem velas, eliminando os riscos de incêndio na igreja (o mesmo local também será ponto de distribuição de água benta para o fiéis).

Outra parte da intervenção, que diz respeito à parte baixa da Colina Sagrada, isto é, a Praça Euzébio de Matos, também conhecida como Baixa do Bonfim, segue em obras e será entregue até abril, mas sem prejudicar os devotos da lavagem. No quesito trânsito, a requalificação da Colina Sagrada promove uma mudança significativa no local através do redesenho do sistema viário, com retirada das vias em frente à entrada da escadaria principal da Basílica do Bonfim e à Casa dos Romeiros. Os motoristas devem fazer o retorno pelos fundos do templo, junto à Casa do Juiz da Devoção, na esquina com a Ladeira dos Romeiros.

O projeto urbanístico foi idealizado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em conjunto com a comunidade do Bonfim. As obras são realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), com investimento de R$11,5 milhões.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.