sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

NOVA PRAÇA DA INGLATERRA SERÁ INAUGURADA NESTA TERÇA-FEIRA (18)

Redação - 18/12/2018 12:03 - Atualizado 18/12/2018

O prefeito ACM Neto inaugura nesta terça-feira (18), às 14h30, mais uma etapa da requalificação do Centro Antigo de Salvador. Desta vez, será entrega a nova Praça da Inglaterra, no Comércio. As intervenções foram realizadas por meio da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), em uma área de 3.947,50 m², dividida entre dois espaços na Avenida Estados Unidos. Antes da obra, a praça se encontrava deteriorada. Na mesma solenidade, ACM Neto assina ordem de serviço para requalificação da Praça Cairu.

A requalificação integra o pacote de intervenções urbanísticas anunciadas pelo prefeito ACM Neto, na ocasião da celebração do 469º aniversário de Salvador. O investimento na Praça da Inglaterra gira em torno de R$ 1,2 milhão. O projeto urbanístico foi elaborados pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

A obra contou com a total demolição da antiga estrutura, terraplanagem do solo e colocação de novo piso em pedras portuguesas. Toda a pavimentação asfáltica do espaço foi refeita, com reposição de postes de concreto, instalação de meio-fio, requalificação do sistema de drenagem e novo paisagismo.

História – Integrante do antigo Bairro das Nações – hoje Comércio, que durante quatro séculos foi o principal centro econômico da cidade -, a Praça da Inglaterra remonta à segunda década do século XX (1913), quando importantes mudanças urbanísticas foram empreendidas na capital baiana pelo então governador J. J. Seabra, sendo uma das primeiras estruturas instaladas no local após aterramento daquele trecho da Cidade Baixa da capital baiana.  O local era conhecido anteriormente como Bairro das Nações por conta das ruas batizadas com nomes de países.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.