quinta, 27 de março de 2025
Euro 6.21504 Dólar 5.7693

DEFESA CIVIL E PREFEITURAS-BAIRRO ALINHAM AÇÕES PARA OPERAÇÃO CHUVA 2025

João Paulo - 25/03/2025 08:00 - Atualizado 25/03/2025

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, reuniu-se com o secretário das Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, com a subsecretária Claudia Cavalcanti e os 11 subprefeitos, nesta segunda-feira (24/02), na sede do órgão, com o objetivo de alinhar as atividades, além de reforçar e intensificar o estado de alerta ao longo da Operação Chuva 2025, a ser formalizado pelo prefeito Bruno Reis com a publicação no Diário Oficial do Município do Decreto da Operação Chuva.

Cabe ao coordenador executivo da Operação Chuva, função exercida pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, traçar as diretrizes operacionais, exercer a coordenação técnica e promover a articulação com os órgãos e entidades com os membros do Comitê e com os demais integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) para assegurar a efetividade das ações preventivas e de resposta a desastres.

“Ao longo do Estado de Alerta da Operação Chuva, entre abril a junho, estaremos em convocação permanente do SMPDC em parceria com a mobilização dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e os voluntários cadastrados para fazerem frente a qualquer demanda emergencial”, destacou o diretor Sosthenes Macêdo. Ainda segundo ele, “a colaboração de todos os envolvidos contribuirá para a boa execução da Operação”, ressaltando com fundamental “as orientações assertivas das Prefeituras-Bairro, imersas nas realidades de suas comunidades”.

Após apresentar a equipe da Codesal, que estará na linha de frente da Operação Chuva, Sosthenes Macêdo enfatizou “a responsabilidade dos subprefeitos, representantes do prefeito nas comunidades, em apontar prioridades”, acrescentando que “toda a Defesa Civil de Salvador estará a postos para contribuir”. O secretário Luciano Sandes ressaltou com “significativo manter a equipe em alerta para as demandas extraordinárias em suas comunidades, com o olhar vigilante para identificar os problemas ao longo da Operação”.

Em contrapartida, os subprefeitos elogiaram a iniciativa da reunião e apresentaram uma síntese das principais questões de maior urgências em suas regiões e que demandam prioridade nas intervenções. Diversas ações antecipatórias do período chuvoso, realizadas pela Seman e Limpurb, como retirada de lixo e poda de árvores, além da colocação de lona, tem ajudado a mitigar problemas nas áreas mais sensíveis, avalia diretor-geral da Codesal, muitas dessas ações indicadas pela Prefeituras-Bairro.

Participaram da reunião o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, o secretário das Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, a subsecretária Claudia Cavalcanti e os subprefeitos Alan Santos Muniz (Prefeitura-Bairro Centro/Brotas), Afonso Celso Santana Rocha (Subúrbio/Ilhas), Alessandro Castro de Souza Bastos (Cajazeiras), Danilo José de Carvalho Farias (Itapuã), Fábio Lopes da Mata (Cidade Baixa), Ian Mariani de Oliveira(Barra/Pituba), André Luiz de Souza Maracajá (Cabula/Tancredo Neves), Edmar Fernandes Sobrinho (Pau da Lima), Wagner Andrade Souza (São Caetano/Liberdade), Kelly Barbosa Figueiredo Morais (Valéria) e Antônio Sérgio Freire (Distrito Cultural Centro Histórico), o coordenador de Contingências, Francisco Costa Júnior, a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, chefe do Setor de Resposta aos Desastres, José Roberto Casqueiro, a chefe do Setor de Fiscalização e Vistoria de Situações de Risco, Hilda Rocha

Foto: Ascom Codesal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.