Os portos brasileiros registraram recorde de movimentação em 2024. Ao todo, 1,32 bilhão de toneladas foram movimentadas, um aumento de 1,18% na comparação com o ano anterior, que já havia atingido o melhor resultado até então.
Entre todos os portos do país, o que registrou maior incremento percentual na movimentação portuária em 2024, em relação ao ano anterior, foi o porto de Salvador que aumentou o fluxo em 41,18%, alcançando o total de 6,6 milhões de toneladas. A movimentação no Porto de Santos, por exemplo, teve um incremento de apenas 2%.
O Porto de Salvador registrou alta de 210% em fertilizantes, que somaram 788,5 mil toneladas, e em relação a contêineres, que avançaram 36,81%, alcançando 5,2 milhões de toneladas.
“A demanda deve continuar aquecida. O contêiner deve permanecer crescendo. A não ser que tenha algum fato novo de guerras comerciais, algum ‘efeito Trump’, a expectativa é que as commodities sigam crescendo” afirma Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Veja o ranking da variação percentual entre 2024 em relação a 2023: Com informações da Folha de São Paulo.