O SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) oferecem o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais da capital baiana. O atendimento aos estudantes começa nesta segunda-feira, 20, na escola São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, das 8h às 17h. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) , vai passar também por mais quatro escolas da rede estadual em Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.
Para ser atendido é preciso fazer um agendamento na própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que devem atender a mais de 600 alunos por escola. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explicou a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.
A expectativa é de que a ação alcance também escolas do interior do estado, ainda este ano. “A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrada aos órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do IIPM, Bruno Fróes. A ação acontece durante o Projeto Férias na Escola, iniciativa da SEC que visa promover a socialização, o desenvolvimento e novas aprendizagens aos alunos durante o recesso.
“A parceria reflete nosso compromisso em levar cidadania e inclusão para o ambiente escolar. Essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares. Com o Projeto Férias na Escola, garantimos que nossos alunos aproveitem o recesso escolar de forma produtiva, e agora com acesso aos direitos fundamentais”, destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples.
A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Foto: Memo Soul/ Ascom SEC