A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), confirmou ontem sua saída da pasta como parte da reforma administrativa conduzida pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Jusmari, que estava no comando da Sedur desde dezembro de 2022, deixará o cargo para assumir o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A transição foi anunciada durante o lançamento dos novos voos regionais no Aeroporto Internacional de Salvador, evento que contou com a presença do governador. A Azul Linhas Aéreas agora conectará a capital baiana a cidades como Guanambi, Lençóis e Barreiras. Jusmari explicou ocupará a vaga deixada por Eures Ribeiro (PSD), que foi eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado, nas eleições municipais de outubro.
Ex-prefeita de Barreiras, Jusmari destacou o compromisso com Bom Jesus da Lapa, base de grande parte de sua votação em 2022, quando obteve 44.640 votos. Em relação ao futuro político, Jusmari foi direta ao descartar uma possível candidatura a deputada federal em 2026, cargo que ocupou entre 2007 e 2011. “Já tenho minha definição certa: serei candidata a deputada estadual novamente”, cravou.
Reforma
Na mesma ocasião, governador Jerônimo Rodrigues também comentou sobre a reforma administrativa em andamento. Durante o mesmo evento, ele explicou que outras mudanças em sua equipe de governo serão definidas após a conclusão do período eleitoral. “Estamos aguardando essa semana para retomar conversas com os partidos e definir as mudanças que ainda precisam ser feitas. Já iniciamos ajustes no secretariado, como a chegada de Augusto Vasconcelos no Trabalho e Emprego, mas há outras pastas e órgãos do governo que podem passar por mudanças”, afirmou. Desde dezembro de 2022, Jerônimo promoveu alterações significativas em sua equipe, como a nomeação de Luciano Suedde para a Secretaria de Comunicação e de Adolpho Loyola para a Secretaria de Relações Institucionais. As novas mudanças devem alinhar ainda mais o governo às estratégias políticas e administrativas para o próximo ciclo.
Foto: Mateus Pereira/Secom/GOV-BA