quarta, 30 de outubro de 2024
Euro 6.27 Dólar 5.7925

SAIBA QUAL O PERFIL DOS BAIANOS QUE VÃO FAZER O ENEM NOS PROXIMOS FINAIS DE SEMANA

João Paulo - 30/10/2024 09:00

O perfil majoritário dos estudantes baianos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo final de semana é: uma estudante do 3º ano do Ensino Médio, que se autodeclara parda e tem até 16 anos. Ela ainda preencheria os critérios para conseguir a taxa de isenção da prova. Ou seja, seria matriculada na rede pública de ensino ou bolsista de alguma escola privada. Isso é o que indica o Painel Enem 2024, que apresenta dados sobre os inscritos no exame deste ano.

A prova, que será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro, funciona como porta de entrada para o ensino superior de todo o país. Só na Bahia, quatro universidades federais, quatro estaduais, além de dois institutos federais aprovam candidatos a partir do desempenho no Enem. A mais buscada por estudantes é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem campi em Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista.

Apesar de uma parte significativa dos candidatos serem estudantes do último ano do colégio, a maior parte deles já concluiu o Ensino Médio. São pessoas que resolveram voltar às salas de aula após um período, que desejam migrar de graduação ou que fazem algum tipo de cursinho preparatório. Neste ano, o Enem recebeu as inscrições de 170.279 pessoas que já concluíram o Ensino Médio, o que representa 45% do total.

Mulheres, pardas e mais jovens

As mulheres são maioria entre os inscritos e correspondem a 63% dos candidatos. Serão mais de 238 mil baianas que poderão fazer o exame, contra 138 mil homens. Quase metade (49%) dos inscritos se autodeclara parda, seguido de negros (26%), brancos (19%), amarelos (1,5%) e indígenas (0,8%). Outros 1,3% não declararam sua cor. A tendência segue as características da população baiana, que é composta por quase 80% de pretos e pardos.

A faixa etária dos candidatos que vão fazer a prova na Bahia é diversa. Os participantes com idade até 16 anos representam 29% dos inscritos. Os treineiros representam parte significativa dos inscritos neste ano na prova. Só na Bahia, são 67.448, que representam 18% dos candidatos.

Mais candidatos isentos de taxa

Cresceu o número de candidatos isentos da taxa de inscrição do Enem neste ano. Foram 275.099 inscritos que não pagaram o valor de R$ 85, contra 265.792, em 2023 – um crescimento de 3,5%. O total de candidatos isentos é mais do que o dobro dos pagantes, que foram 101.253 nesta edição do Exame.

Têm direito a fazer o exame de graça estudantes concluintes do Ensino Médio em escola pública em 2024, pessoas com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, além de participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

Instituições de ensino superior que aceitam o Enem na Bahia

  • Universidade Federal da Bahia (Ufba)
  • Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
  • Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf)
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
  • Instituto Federal da Bahia (Ifba)
  • Instituto Federal Baiano (IfBaiano)

 

Fonte: Correio

Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.