Além da atuação inquestionável da ginasta norte-americana Simone Biles, uma atitude recente durante as Olimpíadas de Paris repercutiu nas redes sociais. Antes de uma disputa, a esportista, que chegou a desistir dos jogos de Tóquio-2020 para cuidar da saúde mental, foi vista repetindo a frase “Você consegue”.
Apesar de a ação ter sido analisada por muitos como apenas uma reação de positividade, a técnica de autossugestão faz parte do que profissionais de Programação Neurolinguística (PNL) chamam de reprogramação mental. Ela é utilizada por diversos atletas e campeões olímpicos como parte do treinamento esportista para driblar a autossabotagem, a insegurança, o medo e, até mesmo, a ansiedade.
A hipnoterapeuta e especialista em reprogramação mental Chris Oliveira explica que, através do método, é possível garantir que o potencial da mente seja controlado, possibilitando o domínio das ações e, principalmente, das emoções. “Essa prática envolve a alteração de padrões de pensamento, crenças e comportamentos, permitindo que os atletas superem limitações mentais e emocionais”, destaca.
Sobre a atitude de Simone Biles, a profissional afirma que “a autossugestão e a reprogramação são capazes de eliminar quaisquer tipos de preocupações que não sejam tão importantes para o dia a dia, e assim gerar um foco no objetivo real de crescimento e evolução, no caso dela conquistar uma medalha olímpica”.
Vale destacar que a importância da reprogramação mental vai além do campo esportivo, impactando positivamente em diversas áreas de quem a pratica. Profissionais que enfrentam altos níveis de pressão, como executivos e atletas, têm encontrado na reprogramação uma maneira de lidar com a ansiedade e o burnout. “Com o suporte de um profissional, a técnica de autocontrole pode ser fundamental para manter o foco e a clareza mental, permitindo um maior destaque em suas áreas de atuação”, pontua Chris Oliveira, que é especialista em hipnose verbal e não verbal.
Ela finaliza dizendo: “Ao investir no desenvolvimento de uma mentalidade forte e positiva, as pessoas, sejam elas atletas ou não, melhoram seu desempenho, mas também se tornam mais resilientes e equilibradas em suas vidas pessoais. Com isso, fica claro que a reprogramação mental se revela não apenas como uma estratégia de competição, mas uma filosofia de vida que pode transformar desafios em oportunidades de crescimento”.
*CHRIS OLIVEIRA *
Hipnoterapeuta e Mentora Especialista em Reprogramação Mental e Física Quântica, é especialista em hipnose verbal e não verbal, e é também graduada em Coaching e Desenvolvimento Humano.
A prática de meditação de mais de 25 anos permitiu a ela explorar diversas técnicas e métodos, enriquecendo a compreensão sobre física quântica e o funcionamento de nossa mente. Essa fusão de conhecimentos resultou na criação do próprio método: o Vortex – que une os pilares de Reprogramação Mental, Meditação, auto hipnose, frequências vibracionais e física quântica.
Chris Oliveira é, ainda, reikiana nível III desde 1999 e practitioner em PNL, com curso pela Sociedade Brasileira de PNL e certificação internacional pelo INCTA – internacional training academy.
Com mais de 110.000 inscritos no YouTube, a especialista é referência em reprogramação mental e Lei da Atração. Como produtora de conteúdo digital, alcançou mais de 7.100 alunos ao redor do mundo com práticas meditativas, e-books e cursos de cocriação e reprogramação mental.
Instagram: @chrisoliveira.oficial
YouTube: www.youtube.com/@chrisoliveira520