De acordo com dados da recente pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record, José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato pelo União Brasil, lidera as intenções de voto para a Prefeitura da cidade.
No cenário estimulado, onde os eleitores escolhem entre uma lista de nomes, José Ronaldo tem 44% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Zé Neto (PT), com 36%. Outros pré-candidatos são Pablo Roberto (PSDB), com 9%, e Carlos Medeiros (Novo), com 2%. Votos nulos e brancos somam 4%, enquanto 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Quando considerados apenas os votos válidos, José Ronaldo atinge 48% e Zé Neto 40%, com Pablo Roberto alcançando 10% e Carlos Medeiros mantendo seus 2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6 de julho, com mil entrevistados, e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo registrada no TSE sob o número BA-07286/2024 e apresentando um nível de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, onde os eleitores não recebem uma lista de nomes, José Ronaldo também lidera com 15%, seguido por Zé Neto com 8%, Pablo Roberto com 3%, Colbert Martins (MDB) com 2%, Jhonatas Monteiro (PSOL), Binho Galinha (Patriota) e Capitão Alden (PL) com 1% cada. Vale destacar que diversos nomes mencionados sequer estão na disputa.
Um exemplo é o deputado federal Capitão Alden, que retirou seu nome do tabuleiro e declarou apoio a José Ronaldo. Aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado, Alden justificou a decisão como uma medida para impedir a eleição do PT no município. Ele afirmou ainda que entregou a Ronaldo cerca de 30 compromissos partidários para serem discutidos durante a campanha.
O deputado estadual Binho Galinha também não está na disputa. Ele é o principal alvo da Operação El Patron, deflagrada pela Polícia Federal no final do ano passado. O parlamentar é suspeito de liderar um grupo de milicianos envolvido com o jogo do bicho, agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro.
Neste mesmo campo espontâneo, outros citados somam 4%, enquanto votos nulos e brancos totalizam 15%. 50% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Em uma projeção de segundo turno entre José Ronaldo e Zé Neto, o ex-prefeito aparece com 49% das intenções de voto, contra 41% do candidato do PT. Votos nulos e brancos são 5%, e 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Nos votos válidos, José Ronaldo atinge 54%, enquanto Zé Neto alcança 46%.
Foto: Divulgação e Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados