sábado, 29 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

AGRONEGÓCIO REPRESENTA 13,7% DA ECONOMIA BAIANA NO 1ª TRIMESTRE DESSE ANO

Matheus Souza - 26/06/2024 16:58 - Atualizado 26/06/2024

O estudo realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) aponta que o agronegócio baiano acumulou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 16,9 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando 13,76% do PIB estadual no mesmo período.

Ainda segundo o cálculo, a participação do agronegócio, apesar de expressiva, acabou sendo inferior à verificada no mesmo trimestre do ano passado, quando era equivalente a 16,4% do PIB total do estado. A redução foi ocasionada principalmente pelaa retração significativa nos preços dos produtos da agropecuária e da agroindústria.

A estimativa do PIB do agronegócio baiano é calculada pela equipe de Contas Regionais da SEI segundo a análise e cálculo de quatro grandes agregados: Agregado I (insumos para a agropecuária); Agregado II (agropecuária, conforme consta nas Contas Regionais, incluindo agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal e pesca); Agregado III (indústrias de base agrícola – consomem produtos do agregado II); e Agregado IV (transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos dos agregados II e III).

Quando são comparados os valores correntes do 1º trimestre de 2024 com o 1º trimestre de 2023, observa-se que houve retração de 8,2%, o que equivale a R$ 1,5 bilhão a menos entre os trimestres. Neste período, o Agregado IV foi o que mais contribuiu para a definição da taxa final (47,2%); na sequência vem o Agregado II (23,4%), Agregado III (17,4%) e agregado I (12,0%).

Ainda segundo os dados analisados, a expectativa é que no segundo trimestre o desempenho seja mais favorável para o segmento do agronegócio baiano com elevação da participação no PIB total da Bahia; porém é possível que o aumento de participação não seja tão significativo como nos anos anteriores em função dos movimentos descendentes nos preços da maior parte dos produtos agropecuários.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.