domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

GOVERNO DO ESTADO PLANEJA NOVA VIA ENTRE A AV. 29 DE MARÇO E CIA-AEROPORTO; CONFIRA INFORMAÇÕES

Hugo Leite - 13/06/2024 14:57 - Atualizado 13/06/2024

A  possibilidade de construção de uma nova via em Salvador, que iria conectar a Avenida 29 de Março à rodovia estadual BA-526, mais conhecida como “CIA-Aeroporto” é avaliada pelo governo do Jerônimo Rodrigues, que, inclusive, já contratou estudos para o denominado “Contorno de São Cristóvão”.

O novo trecho seria construído a partir do bairro de Mussurunga. Está previsto também a instalação de viadutos, de uma ponte sobre o rio Ipitanga e até de um túnel, de acordo com o anteprojeto acessado pelo Portal do A Tarde.

O projeto iria trazer benefícios significativos ao transito, pois aliviaria o tráfego na Avenida São Cristóvão e facilitaria o acesso à BA-535, a chamada “Via Metropolitana”, alternativa para chegar ao Litoral Norte da Bahia. “Esse traçado permitirá melhoria significativa das condições de trafegabilidade do trecho urbano da rodovia BA-099, na região de Lauro de Freitas, bem como, da Avenida São Cristóvão, desafogando o trânsito congestionado nestes locais e facilitando o acesso à Via Metropolitana”, diz o termo de referência da licitação a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

“A implantação do Contorno de São Cristóvão confere aos usuários da nova via uma redução de trajeto a ser percorrida, em torno de 3,2 km que levando em consideração o volume de tráfego a ser gerado (14.000 veículos/dia), teremos uma economia de combustível na ordem de R$ 9.580.032,00/ano; sem levar em consideração a economia de tempo e aspectos de segurança de trânsito”,  acrescenta o documento.

Com a finalidade de viabilizar as obras, está em andamento uma licitação para a elaboração dos projetos básicos de desapropriação e de engenharia, além da prestação de assessoria técnica na obtenção da licença ambiental necessária para a construção da nova via. A contratação está estimada em R$ 4,8 milhões.

Neste momento, o processo licitatório está na fase de recursos. A avaliação técnica das propostas já foi feita pela Seinfra, sendo que a empresa “Maia Melo Engenharia Ltda” teve a melhor nota.

Foto: Mateus Pereira | GOVBA.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.