terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

ÓCULOS ORCAM DOADOS PELO GOVERNO DO ESTADO MUDAM A REALIDADE DE ESTUDANTES BAIANOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

LUIZA SANTOS - 21/05/2024 19:15

Morador de Varzedo, no recôncavo baiano, o estudante Carlos Christian possui deficiência visual total. Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, ele ganhou do Governo do Estado um par de óculos Orcam, dispositivo que usa a inteligência artificial para ajudar pessoas cegas a ler e realizar outras atividades.

Programador e desenvolvedor de aplicativos, Christian pretende fazer faculdade de robótica e, agora, já pode alternar a vivência virtual com a física. “A gente consegue alcançar mundos que não alcançava antes. Por exemplo, antes eu só tinha o mundo digital, só conseguia ler livros digitais e, com óculos, a gente consegue ler livros físicos. Quando a gente vai a uma biblioteca, vai ao mercado e tem alguma dúvida de produto, eles ajudam fazendo reconhecimentos; quando a gente vai sair e precisar pôr algum dinheiro na carteira, eles também ajudam; quando a gente quer reconhecer alguma pessoa que está na nossa frente, eles identificam as pessoas; quando a gente faz eles aprenderem o nome da pessoa, eles falam pelo nome. Então são óculos bem relevantes”, descreveu.

Christian é líder do colégio em que estuda e sempre se destacou pelo uso das tecnologias. Com o uso do Orcam, ele tem superado as expectativas de rendimento.

“Ele, realmente, está impossível. Está utilizando o Orcam para todas as atividades, se tornou ainda mais ativo. O desenvolvimento dele melhorou ainda mais, porque ele passou a utilizar todos os dias o aparelho. Vai à secretaria, passou a utilizar a biblioteca, que ele tinha dificuldade porque nem todos os nossos livros têm Braille. Passou a ter acesso melhor à sala de biologia e de informática, foi fantástico”, contou o diretor do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, Adenor Simões.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEC), adquiriu 1398 óculos Orcam, em um investimento superior a R$ 3,6 milhões, para que todos os alunos matriculados na rede estadual, cadastrados com deficiência visual total ou baixa visão, sejam contemplados. Já foram entregues 252 unidades e a segunda remessa terá 300 equipamentos para incluir alunos dos 27 territórios de identidade baianos. O acessório consiste em um par de óculos utilizados como suporte para uma câmera inteligente, que captura uma imagem do ambiente e articula as informações visuais em voz alta e em tempo real.

Foto: Thuane Maria/Gov-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.