quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

MAIS 25 BOMBEIROS BAIANOS VIAJAM PARA O RIO GRANDE DO SUL; JÁ SÃO 125 NO TOTAL

Matheus Souza - 15/05/2024 16:24 - Atualizado 15/05/2024

 Nesta quarta-feira (15), a Bahia enviou o segundo contingente com 25 profissionais para o Sul do país. Os profissionais se juntam aos 23 colegas que estão ajudando os gaúchos há 15 dias.  Cerca de 120 militares fizeram a inscrição para participar das buscas e salvamentos.

O comandante da operação, coronel Aloísio Fernandes, embarcou com a tropa no final da manhã. Ele contou que foi preciso fazer uma seleção, porque o número de vagas é limitado devido à logística, mas afirmou que o Corpo de Bombeiros não descartou a possibilidade de enviar um terceiro contingente para atuar na tragédia. A saída aconteceu no quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), na região do Iguatemi, em Salvador. Parte da equipe embarca de avião e a outra parte viaja de caminhonete para ajudar no deslocamento nas áreas atingidas. Já o efetivo de 23 bombeiros que está trabalhando no estado gaúcho retorna aos poucos até a sexta-feira (17), devido à dificuldade com a disponibilidade de voos.

Além do efetivo de profissionais, o CBMB vai enviar para o povo gaúcho donativos recolhidos nas unidades de Salvador. Serão enviados em parceria com os Correios, 42 mil litros de água, duas toneladas de alimentos, mil litros de material de limpeza, nove mil unidades de material de higiene pessoal e, aproximadamente, 500 quilos de ração animal.

O número de mortos na tragédia está em 149, e há mais de 600 mil pessoas fora de casa. Nesta quarta-feira, o nível do lago Guaíba começou a baixar. Segundo os especialistas, depois de atingir o nível máximo de 5,25 metros na terça-feira (14), a tendência é que, agora, ele baixe de forma lenta e gradual. A situação ainda é crítica e a cidade de Guaíba, que fica às margens do lago, ordenou a evacuação imediata de dois bairros por causa do risco de inundações.

FOTO: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.