O Educação 7.0, um projeto da empresa pernambucana Dulino em parceria com as prefeituras do estado baiano, está fornecendo as escolas laboratórios tecnológicos que permitem aos estudantes criar projetos inovadores, mesclando o campo da educação com as experiências vividas no âmbito escolar.
Três municípios serão contemplados com o programa: Conceição de Feira, com 1.475 estudantes poderão realizar os cursos de Game, Robotics e Maker, em duas escolas. Já em Coração de Maria, os cursos Maker e Gamer atenderão quatro escolas e 1.416 estudantes.
Em Feira de Santana, serão 22 escolas e cerca de 10 mil estudantes com os cursos cursos game, robotics e inclusão de kits makers. Estudantes poderão manusear ferramentas e se desafiarem no planejamento e montagem de projetos, através do acesso de aulas sobre programação e desenvolvimento tecnológico.
Em entrevista ao Portal A TARDE, Licia Saturtino, mãe de Davi Saturtino, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Herlio Mascarenhas Cardoso, diz que as aulas são fundamentais para a formação do filho. “Está motivando os jovens, através de novas oportunidades e abrindo novos horizontes, acreditando num futuro melhor, onde a tecnologia tem um papel preponderante”.
Com um método de avaliação diferente do convencional, os professores são capacitados para avaliar soft skills e hard skills em cada estudante ao explorar a metodologia do sistema de ensino. “Nossa avaliação é com indicadores que estimulam a formação integral dos estudantes, promovendo uma educação para a vida. Nossos materiais didáticos e abordagem de ensino se moldam às necessidades específicas que cada estudante apresenta no processo de desenvolvimento educacional, o tornando protagonista de sua aprendizagem”, explica o SEO da Duolino, Raphael Gadelha, em entrevista ao Portal A TARDE.
Ferramentas e metodologia de aulas
As ferramentas disponíveis são usadas para os cursos definidos por academias de educação. São elas a academia de robótica (Robotics Academy); games (Game Academy); cultura maker (Maker Academy) e idiomas (English Academy). Na Robotics Academy são usados kits de robótica com blocos de montar, linguagem de programação e software, com aulas sobre mecânica, mecatrônica e o ensino da robótica educacional. Já na Game Academy, a ferramenta é de desenvolvimento e criação de jogos, permitindo que os estudantes compreendam mais um pouco do universo dos jogos, e principalmente, desenvolvedores.
Para a Maker Academy serão disponibilizados kits exclusivos e ferramentas eletrônicas para o desenvolvimento de produtos atrelados a impressão 3D e marcenaria 4.0, no qual os estudantes podem participam do processo de criação e inovação, solucionando demandas coletivas e individuais. A English Academy, unb e a filosofia do English Interaction à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e ao uso de ferramentas tecnológicas para oferecer aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas.