Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas no varejo físico brasileiro cresceram 0,9% em janeiro, o segundo maior número dos últimos 12 meses.
“O resultado de janeiro indica que as medidas econômicas de diminuição da taxa básica de juros, da inflação e do desemprego têm ajudado os consumidores a estarem menos receosos para gastar, consequentemente injetando mais recursos no varejo físico brasileiro. A expectativa é que essa melhora para o comércio seja gradativa”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Com exceção do setor de “Combustíveis e Lubrificantes” (-1,8%), todos os outros reagiram positivamente, com destaque para “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”, que tiveram o maior percentual (1,7%).
Comparação anual
Na variação anual do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o crescimento foi de 3,5%, cujo ranking de setores foi liderado por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,2%), “Tecidos, Vestuário, Calçado e Acessórios” (5,9%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,8%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (3,7%), “Material de Construção” (2,5%) e “Veículos, Motos e Peças” (0,7%).
Foto: Pexels por Pixabay