domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

UBER SOLICITA SUSPENSÃO DE PROCESSOS SOBRE VÍNCULO DE TRABALHADORES APÓS STF DETERMINAR REPERCUSSÃO GERAL PARA O TEMA

LIZANDRA MUNIZ - 04/03/2024 18:02

A Uber solicitou nesta segunda-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de processos sobre o tema que tramitam nas instâncias inferiores da Justiça, após o tribunal determinar que vai fixar um entendimento sobre a existência de vínculo de emprego entre motoristas e entregadores e os apps.

O pedido foi apresentado ao ministro Edson Fachin, relator do caso. Ele decidirá se é o caso de suspender a tramitação das disputas em todo o poder Judiciário.

A suspensão dos processos é uma medida prevista em lei, para assegurar a segurança jurídica. No pedido, a empresa citou informações da Procuradoria-Geral da República (PGR) que registram mais de 17 mil processos sobre a questão apresentados na Justiça até maio do ano passado. Também incluiu dados da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que citam 12.192 ações.

Por unanimidade, o STF decidiu, na última sexta-feira (1°), pelo vasto alcance da discussão sobre a existência ou não de vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e as plataformas que prestam serviços.

Em termos técnicos, os ministros concluíram pela aplicação da chamada “repercussão geral” no tema. Isso significa que o STF futuramente vai usar esse tipo de emprego “uberizado” vai valer também para decisões das instâncias inferiores da Justiça em casos semelhantes.

(G1)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.