A Prefeitura de Salvador realizou nesta quinta-feira (1º) a entrega de kits para os ambulantes que vão trabalhar comercializando bebidas em isopor durante a Festa de Iemanjá, nesta sexta (2). A ação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que credenciou um total de 750 trabalhadores (incluindo baianas de acarajé, food trucks, entre outros) para o evento.
Os kits de trabalho são compostos por caixas de isopor grande e pequena, sombreiro, coletes padronizados e precificador. A distribuição ocorreu em um ponto montado pela Ambev – uma das patrocinadoras da festa – na Rua Professor Francisco Conceição Menezes, no Rio Vermelho.
A retirada dos materiais aconteceu de forma tranquila e prática, sendo elogiada pelos vendedores, que tiveram apenas que apresentar o DAM e documento com foto no momento do atendimento. “Passei por alguns transtornos em anos anteriores, mas neste, está tudo maravilhoso. Espero vender direitinho amanhã. A cidade está lotada de turistas e acredito que isso vá se refletir também na Festa de Iemanjá, o que consequentemente vai impactar nas nossas vendas”, celebrou Neide de Santana, 54 anos.
Cheguei e rapidinho resolvi tudo. Se Deus quiser, o que não ganhei ano passado vou ganhar dobrado neste ano, ainda mais que acabou a pandemia. Meu crachá (de vendedor) já está em ordem e eu também fiz a capacitação feita pela Prefeitura”, complementou Edson Alves, 50 anos.
O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, creditou a agilidade da entrega dos kits para os vendedores a um conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal.
“Ontem (31), conseguimos fazer um treinamento para todos esses ambulantes, o que facilitou que essa distribuição hoje se tornasse muito mais rápida. O tempo médio de quem chegou para receber os equipamentos foi de cinco minutos apenas. Eles elogiaram bastante o trabalho que foi executado pela Prefeitura, desde o credenciamento virtual até a realização do curso e consequentemente entrega dos kits”, pontuou.
Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), vai fiscalizar os ambulantes licenciados para a Festa de Iemanjá, além de orientar e organizar a distribuição dos vendedores no trajeto do evento. Os agentes também vão coibir o uso de materiais perfurocortantes, a exemplo de facas, espetos, garrafas de vidro e qualquer material que possa causar perigo à população. As equipes irão atuar das 19h desta quinta (1°) até a madrugada do sábado (3).
“Agora, partimos para um novo momento, que é o ordenamento desses ambulantes lá na área da Festa de Iemanjá. Com isso, consolidaremos todo esse processo que envolveu desde a confecção das licenças até entrega dos kits. Conseguiremos fazer com que essa manifestação cultural e religiosa, que é tão simbólica para a nossa cidade, seja ainda mais reverenciada e tratada com todo o cuidado e respeito”, finalizou Carvalho.
Fotos: Otávio Santos/Secom PMS