domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

GOVERNO TERÁ ESTRUTURA PERMANENTE PARA DAR APOIO E SEGURANÇA AOS YANOMAMI

LIZANDRA MUNIZ - 09/01/2024 19:32

De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo federal vai ter uma nova estrutura permanente em Roraima para organizar as ações e serviços públicos destinados aos indígenas yanomami. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9), depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. As Forças Armadas também terão presença permanente na região.

A previsão é de um orçamento de R$ 1,2 bilhão em 2024 para a execução de ações da União e continuidade do atendimento à população.

Lula participou de uma reunião e ministros para discutir a situação atual do povo yanomami, que ainda sofre com a ação de invasores na terra indígena, e as medidas a serem tomadas em 2024. O presidente defendeu o uso de todo o poder da máquina pública para combater o garimpo ilegal.

Rui Costa afirmou que em 30 dias, o Ministério da Defesa e a PF deverão apresentar a redefinição da ocupação das forças de segurança na região para “retirar definitivamente ainda eventuais invasores”. “Nós vamos migrar de um conjunto de ações emergenciais que foram feitas para uma mudança de patamar, em 2024, que é uma mudança para ações estruturantes, isso, inclusive, na área de controle do território, de segurança pública. Ao que eu me refiro, migrar de ações programadas, esporádicas, de ações e incursões policiais, para uma presença permanente das Forças Armadas e da Polícia Federal”, disse Rui.

(Correios)

 

 

Foto: Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.