sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SAFRA DE SOJA AUMENTA CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES NA BAHIA

LUIZA SANTOS - 20/12/2023 18:58

O período de safra da soja deve movimentar o mercado de trabalho na Bahia, abrindo oportunidade também para trabalhadores de outros estados como Tocantins, Maranhão e Pará. A contratação de trabalhadores na modalidade temporária é estratégica para o sucesso e eficiência da produção agrícola da região e a estimativa é de que aproximadamente 600 profissionais sejam contratados.

“Os temporários são contratados para atuar em períodos específicos, de acordo com o calendário agrícola e desempenham funções importantes para a economia, contribuindo de forma significativa para o processamento da cultura. São diversas as oportunidades existentes desde a colheita, com a operação de maquinários como colheitadeiras, tratores e outros equipamentos, até trabalhos manuais como a classificação de grãos e transporte dos insumos”, explica Rodrigo Barros, gerente regional da Employer Recursos Humanos em Palmas.

Segundo o executivo, existem oportunidades para trabalhadores com ou sem experiência anterior e formação específica. “É uma boa oportunidade para quem precisa adquirir experiência ou que está fora do mercado de trabalho e quer retornar, se tornando economicamente ativo”, diz. “Além das atividades mais operacionais, como armazenagem e processamento, manutenção de equipamentos, surgem vagas administrativas como controle de estoque e outras tarefas relacionadas à gestão, por exemplo”.

O gerente explica que muitos desses trabalhadores sazonais vêm de outras regiões em busca de oportunidades de emprego temporário, gerando um impacto positivo nos setores de comércio e serviços da cidade. “Além de contribuir para para dinamizar a economia local, a contratação em período de safra proporciona oportunidades econômicas para os trabalhadores que, em muitos casos, dependem dessas oportunidades sazonais para sustentar suas famílias”.

Foto: Ascom Aiba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.