Governo do Estado através do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) lança, com uma blitz educativa, na próxima terça-feira (05), na avenida Paralela, às 7 horas, no antigo Bahia Café Hall, onde está localizado o Monumento, “Não Seja um Monstro no Trânsito”, área externa do antigo Bahia Café Hall, a campanha que tem como selo “Elas à frente no trânsito.
O evento vai contar com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do diretor geral do departamento, Rodrigo Pimentel e da secretária da SPM, Elisangela Araújo.
Com o objetivo de erradicar o assédio e a importunação sexual no trânsito e nos modais de transportes, a campanha envolve a capacitação de servidores e agentes públicos, além da conscientização da sociedade. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 30% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência de gênero no ano passado. Outra pesquisa, dessa vez do DataFolha, revela que quatro em cada 10 mulheres receberam ‘cantadas’ ou comentários desrespeitosos enquanto se deslocavam por alguma via.
A campanha que já está nas ruas surge exatamente para banir estereótipos preconceituosos como “lugar de mulher é na cozinha e não no volante”, além de importunação em modais como ônibus, metrô e transportes por aplicativos. A proposta é formar multiplicadores para que a informação seja disseminada alertando para a denúncia de quem pratica o crime.
Durante a campanha, profissionais da SPM farão a capacitação de servidores administrativos do departamento, policiais militares que estão à disposição do órgão e agentes que atuam nas blitzes. Além da capital, haverá uma “caravana” pelos principais territórios de identidade como forma de ampliar a ação.
Para denunciar qualquer tipo de violência o número é 180.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA