domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MARINHA DO BRASIL E EMGEPRON PROMOVEM PALESTRA PARA IMPLANTAÇÃO DO CLUSTER TECNOLÓGICO NAVAL NA BAHIA

Douglas Santana - 07/08/2023 09:09

Nesta segunda (07), às 10h, será realizada na Associação Comercial da Bahia, a palestra “Economia do Mar – Cluster Tecnológico Naval”. O evento terá como palestrante, o Vice-Almirante (IM) e presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Edesio Teixeira Lima Junior. O propósito da Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2° Distrito Naval é promover uma ampla discussão sobre os desafios para o desenvolvimento e oportunidades da Economia Azul no Estado da Bahia, com a participação de importantes personalidades e instituições.

Na ocasião, o Almirante Edesio apresentará o projeto para implantação de um Cluster Tecnológico Naval, na Bahia. A iniciativa já existe no estado do Rio de Janeiro, e busca criar um ambiente de cooperação e parcerias para agentes econômicos, públicos e privados a partir de um espaço de diálogo e negociação entre academia, indústria e governo.

Entre as principais ações para a implantação na Bahia estão a identificação dos principais atores e a criação de um plano de ações visando ao desenvolvimento coordenado e sustentável das atividades econômicas relacionadas ao mar no estado.

A Bahia é o estado com o maior quantitativo de municípios que se encontram de frente ao mar, e contempla a maior área costeira da Amazônia Azul, com 1.100 km e 36 municípios, o que demonstra o seu grande potencial econômico. De acordo com dados da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), estima-se que o mar gere R$ 2 trilhões por ano ao Brasil, o que representa 19% do PIB.

O conceito de Cluster explora a capacidade competitiva gerada pela cooperação produzida a partir da concentração regional de empresas e/ou indústrias. O processo de estruturação de um Cluster tem potencial para gerar efeitos de transbordamento positivo na economia regional (spillovers) ou até mesmos efeitos inesperados como a criação de um novo produto e/ou serviço (spin offs).

 

Foto: Tadeu Miranda

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.