sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

SDE PRETENDE REVITALIZAR PAINEL “FLOR DAS PEDRAS” DE JUAREZ PARADISO

Bruno Alves - 22/05/2023 19:04

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) demonstrou o desejo de restaurar o painel do artista plástico baiano, Juarez Paraiso, que fica no pátio do Museu Geológico da Bahia

Durante a 21ª Semana Nacional dos Museus, ocorreu um encontro entre a  O encontro entre o artesão e o secretário da SDE, Angelo Almeida, no MGB que também contou com a presença de Suely Melo, coordenadora da pasta.

A obra batizada de ‘Flor das Pedras’, foi criado em 1998 e junta a ciência da arte, representando, por meio das pétalas da flor, diferentes recursos minerais encontrados na Bahia, formando uma homenagem a riqueza mineral da região, unindo-a à expressão artística.

“Fico muito emocionado em ter a oportunidade de conhecer pessoalmente esse artista importantíssimo para o museu e para toda a Bahia. Reafirmamos o compromisso em reformar esse mural que é uma marca registrada do Museu Geológico da Bahia. A sua atuação e reconhecimento como imortal da Academia de Letras da Bahia reitera o seu legado para a cultura e as artes no estado e no país”, declarou  Angelo Almeida, secretário da SDE.

Juarez Paraiso relembrou o destaque da obra como a mais ecológica, feita exclusivamente de materiais naturais e compatíveis com o museu. Nas palavras  do artista, além da riqueza material, a obra traz uma beleza intrínseca, um arco-íris de cores contidas nas pedras e na transparência dos cristais.

Por fim uarez ressaltou a importância da obra e do espaço para a sociedade baiana, e do trabalho que Angelo vem realizado com seu cargo, a renovação da obra garante que seu legado permaneça intacto, e a ação também ressalta o papel do Governo do Estado em promover e apoiar a conservação do patrimônio artístico e cultural da Bahia.

Foto/Reprodução: Elói Corrêa/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.