quarta, 22 de maio de 2024
Euro 5.5773 Dólar 5.155

ACADEMIA DE ENGENHARIA PROPÕE MUDANÇAS NO PROJETO DA PONTE SALVADOR – ITAPARICA, SEM ELEVAR INVESTIMENTO

Redação - 26/04/2023 17:00

A Academia de Engenharia da Bahia analisou o projeto da ponte Salvador/Itaparica no âmbito de uma comissão interna e apresentou um documento com reflexões e sugestões sobre o tema.

A Academia não se colocou contrária à obra, mas, apresentou sugestões e propostas e realizará no próximo dia 12 de maio, no Sinduscon, uma sessão ampla de discussões.

No trabalho, coordenado pelo engenheiro Durval Olivieri,  os membros da Academia propõem sugestões e alternativas para evitar gargalos e transtornos na Baía de Todos os Santos e nos seus portos. São apresentadas três alternativas analisadas que não representam, necessariamente, aumento no investimento. Em uma delas, pelo contrário, há redução nesses investimentos. O Bahia Econômica teve acesso ao estudo.

Segundo o documento, a construção da ponte sem uma comporta de abertura e/ou sem um trecho em túnel, representará uma limitação para o calado aéreo das embarcações  e, ainda que isso não signifique atualmente um problema concreto para os nove portos e terminais em funcionamento na BTS, será um empecilho para a atividade de reparo e construção naval na BTS, que oferece extraordinária vocação para o segmento.

A Academia alerta também para o porte das grandes embarcações no futuro e propõe medidas para, segundo o estudo, aperfeiçoar o projeto. O estudo que ainda necessita de alinhamento na AEB e passará por discussão ampla   no próximo dia 12 de abril, na sede do Sinduscon.

Veja aqui o estudo completo:

PONTE ITAPARICA REV 06 (2) cópia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.