quinta, 27 de junho de 2024
Euro 5.8949 Dólar 5.5037

A SALVADOR ANTIGA EM CORES É O FOCO DA EXPOSIÇÃO “A MEMÓRIA ILUMINA O FUTURO”

SX - 28/03/2023 10:22

“Um mar calmo pincelado de turquesa, com barqueiros em suas idas e vindas, emoldura com o céu azul a velha cidade da Bahia. Do preto e branco de fotografias e litografias antigas do século XIX, retratos de um tempo em papel, surge a mais importante localidade da província da Bahia: a cidade do Salvador”. Esse é o contexto do trabalho realizado pelo artista visual Floro Freire, que utiliza como base fotografias do século XIX e início do século XX, na exposição “A memória ilumina o futuro”. A abertura da mostra será nesta terça-feira (28), com acesso gratuito, no Salão Chile do Palacete Tira-Chapéu, localizado no Centro Histórico de Salvador.

Cada painel da exposição reproduz, de forma delicada e em cores, as grandes tomadas feitas pelos mais importantes fotógrafos da segunda metade dos anos de 1800: Mulock, Lindedemann, Ferrez, Gaensly e Gonçalves. Em uma das obras, originalmente “’Vue de Bahia de Victor Frond, PhotogAubrunlith. / Imp. Lemercier, Paris, década de 1850”, tem a Cidade Baixa, antiga zona comercial, com dezenas de casarios exibindo o traçado com influência lusa em terras baianas.

“Prédios de três, quatro e até cinco pavimentos erguiam-se de frente ao mar ou se equilibravam entre as ladeiras e vielas da cidade. Em alvenaria de pedra com armações em madeira, cada um desses prédios era um mundo onde comércios, moradias e cortiços davam o toque de uma das maiores cidades da América”, explica Floro Freire. O painel é apresentado colorido por ele, com base em uma pesquisa detalhada.

A exposição tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Além de Floro Freire, assinam os textos e comentários históricos sobre a exposição o antropólogo e pesquisador Antônio Risério; o artista plástico e curador Emanoel Araújo, falecido em 2022; o arquiteto e historiador Chico Senna; e o professor e historiador Rafael Dantas; todos também partícipes da pesquisa histórica.

Serviço:

O que: Abertura da exposição “A memória ilumina o futuro”

Data: 28/03. A mostra ficará em cartaz até 08/04

Horário de funcionamento: segunda a sexta –de 9h às 12h e de 13h às 17h. Acesso gratuito.

Local: Salão Chile – Palacete Tira-Chapéu: Rua Chile, Centro Histórico de Salvador

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.