Duas fábricas do Polo Industrial de Camaçari foram vendidas a um grande grupo da área quimíca
Grupo OCQ, um dos maiores players do setor químico da América Latina, comprou a Elekeiroz, uma das principais empresas da indústria química nacional. A empresa possui três unidades estrategicamente localizadas: duas delas no Polo Industrial de Camaçari (BA), a antiga Ciquine) e outra em Várzea Paulista (SP).
A Elekeiroz é a única empresa da América do Sul a fabricar, de forma integrada, intermediários químicos, plastificantes e resinas termofixas e vai lançar um novo plastificante DOTP, a ser produzido na fábrica de Camaçari.
A Elekeiroz e o grupo OCQ, cujo sócio fundador é Francisco Fortunato, investiram juntas R$ 70 milhões em 2022 e a aqusição significa mais perspectivas de investimentos no Polo Industrial de Camaçari.
A Elekeiroz , que era controlada pela gestora de fundos de private equity H.I.G Capital, foi comprada pelo Grupo OCQ – Grupo Oswaldo Cruz Química, que é composto por 21 empresas que atuam em diversos segmentos da indústria química.
O grupo atende diferentes perfis de clientes e mercados, oferecendo expertise e tecnologia no fornecimento de insumos e produtos para todo o mundo. Com a aquisição da Elekeiroz, o Grupo OCQ triplica de tamanho em produção, totalizando mais de 615 mil toneladas anuais de produtos, e dobra em faturamento, saltando para R$ 4,6 bilhões.