Ranking da revista americana define os melhores cantores de todos os tempos. Cantores baianos fazem parte da lista com mais de 200 artistas
Por: Douglas Santana Ferreira
A famosa revista americana Rolling Stone atualizou sua lista com os melhores cantores da história e três baianos apareceram no ranking: João Gilberto, Gal Costa e Caetano Veloso. São mais de 200 artistas ranqueados.
João Gilberto (1931-2019) ficou em 81º lugar; Gal Cosa (1945-2022) aparece na 90ª posição. Caetano Veloso completa o TOP-3 Brasil da lista, em 108º.
João Gilberto, representante da Bossa Nova, é definido pela revista como “mestre da sutileza cosmopolita”. Para os americanos, a Bossa é “um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina”.
Já Gal Costa, que faleceu em dezembro de 2022, tem uma voz com um “poder transformador”. A revista citou algumas músicas que viraram clássicos na voz da cantora, como “Baby” e “Festa do interior”.
Caetano Veloso, filho da icônica Dona Canô, é definido como “o equivalente brasileiro de Dylan”. Para eles, o cantor baiano é “um roqueiro revolucionário com uma forte inclinação literária” e um “mestre na arte de se apresentar”.
Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo