sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5891 Dólar 5.2485

ABAF IRÁ RENOVAR PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO E EXÉRCITO; SAIBA DETALHES

Redação - 20/09/2022 16:17 - Atualizado 20/09/2022

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) anuncia que vai renovar parceria com o governo da Bahia e o Exército para plantio de mudas de árvores em Salvador, além de investimentos em atividades socioeducativas. A ação ocorre na véspera da comemoração do Dia da Árvore, data que será celebrada nesta quarta-feira (21).

Entre as atividades previstas, está o plantio de árvores no Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia, no decorrer do período da primavera. A Bracell, empresa de produção de celulose solúvel, ainda planeja realizar a exposição “Floresta Sempre Viva”, com imagens das áreas de preservação ambiental da empresa no litoral norte e agreste baiano.

No âmbito da parceria da ABAF com o Exército, o objetivo é que seja feio o plantio de árvores na capital baiana, entre 21 de setembro a 7 de outubro de 2022, com o objetivo de estimular ações de educação ambiental e promover a manutenção da área verde dos quartéis instalados na área da 6ª RM.

Durante a Primavera será realizado o plantio de árvores no MAM juntamente com atividades socioeducativas, com temas voltados à educação ambiental. Entre as atividades, a Bracell está viabilizando levar uma versão reduzida da exposição “Floresta Sempre Viva”. A mostra apresenta material e imagens captadas nas áreas de preservação ambiental da Bracell no litoral norte e agreste baiano.

” A Bahia é, hoje, o 4º estado em plantios de eucalipto (com 618 mil hectares) para fins comerciais. Além desses hectares, as empresas preservam outros 330 mil hectares de florestas nativas, mas caminham para o chamado “Compromisso um pra um”, ou seja, para cada um hectare plantado de eucalipto, as companhias se comprometem a conservar um hectare de nativa”, disse Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

De acordo com o Wilson o uso de produtos de base florestal gera um importante benefício climático, pois ajuda a evitar ou minimizar o uso de produtos baseados em fontes fósseis ou não renováveis, evitando emissões ao longo de diversas cadeias produtivas.

Para a proposta, a ABAF se inspirou em estudos que alguns estados brasileiros já fizeram, a exemplo do Mato Grosso do Sul (MS) que, em 10 anos, passou de 300 mil hectares de florestas plantadas para 1,3 milhão e acaba de lançar novo planejamento para os próximos 10 anos.

Juntamente com o aumento de área plantada (e preservada) e consequentemente incremento na cadeia produtiva, o plano também irá incentivar investimentos agroindustriais que podem se beneficiar das infraestruturas implantadas em torno da Ferrovia de Integração Oeste – Leste (Fiol) e da recuperação da Centro-Atlântica (FCA) – esta que vai cortar a Bahia de Norte a Sul.

O objetivo é levar novos plantios também para outras regiões da Bahia, a exemplo do semiárido. Atualmente, o setor já tem contribuído – com seus quatro polos de produção no Litoral Norte, Sudoeste, Oeste e Sul – para a desconcentração do desenvolvimento econômico na Bahia. E manter o estímulo para que os proprietários rurais do estado cultivem através do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Modelo sustentável que permite a produção agrícola, criação de gado (corte e/ou leite), além do manejo de florestas plantadas dentro de uma mesma propriedade.

A ABAF pretende construir um grupo forte e diverso para construir o plano de forma conjunta com a Federação da Agricultura da Bahia (FAEB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (MAPA/BA), Desenbahia, Banco do Nordeste, entre outros.

A proposta do “Plano Bahia Florestal 2023-2033” no dia 23 de agosto deste ano e envolveu as diferentes instituições e entidades da Bahia.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.