quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

DESAFIO TECNOLÓGICO ANUNCIA AS STARTUPS CLASSIFICADAS PARA A 2ª FASE

Redação - 25/03/2022 11:19 - Atualizado 25/03/2022

Quinze startups foram classificadas para a 2ª fase do Desafio Tecnológico promovido pelo Sebrae Bahia e Faeb/Senar, que tem como intuito buscar soluções tecnológicas que sirvam como instrumento para a realização do Inventário Florestal, que é um documento técnico que contempla censo florestal, coleta de dados de campo, identificação botânica, fitossociologia, planejamento e gestão e serve como base para autorização de manejo da cabruca (sistema  agrossilvicultural).

As startups foram escolhidas por uma bancada de juízes especialistas nos mercados de agronegócio e tecnologia, que avaliaram com base em critérios como aderência ao tema,  viabilidade do projeto, capacidade de execução, qualificação e experiência. Após essa seleção, as startups classificadas passarão por outras três etapas: Formação e Seleção, Prova de Conceito e Implantação.

A expectativa é que a melhor solução tecnológica apresente uma ferramenta que racionalize o processo de inventário, garantindo a segurança jurídica e ambiental. “Almejamos um projeto que nos dê subsídio para realizar o manejo florestal de forma mais sustentável e racional para o sistema cacau cabruca. Atualmente, nosso maior desafio para realizar o manejo da cabruca é o Inventário Florestal. A forma que realizamos essa etapa hoje, é muito morosa e cara, dificultando a conclusão do manejo. A tecnologia vem para auxiliar na otimização de processos e levar mais praticidade para o produtor rural”, afirma Guilherme Moura, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Senar-BA.

Para Tauan Reis, coordenador Estadual de Negócios Inovadores do Sebrae – Bahia, o Desafio Tecnológico será um novo marco para o fomento à inovação. “A Lei e as Políticas de Inovação atuais favoreceram a criação de um ambiente mais dinâmico no Brasil, principalmente para a pesquisa, desenvolvimento e renovação nas empresas e startups. A subvenção tecnológica é um dos instrumentos disponíveis hoje para estimular essas atividades e trazer maturidade para o ecossistema”, afirma. Clique aqui e conheça os 15 projetos finalistas do Desafio Tecnológico oriundos de 07 estados diferentes, como: Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás.

Etapas

As 15 startups classificadas após este primeiro processo de triagem, enfrentarão ainda as etapas de Formação e Seleção, Prova de Conceito e Implantação. A primeira etapa será realizada nos dias 21/03 e 07/04 e contará com capacitação online dos participantes para se familiarizarem com o programa. Além disso, contarão com o apoio de mentores especializados e ferramentas aplicadas pela aceleradora Rede+ contratada para a gestão do programa de inovação aberta.

Em seguida, esses farão uma apresentação sumária de três minutos, em formato Pitch para banca técnica, empresarial e institucional. Após a classificação na primeira etapa, as 3 startups selecionadas irão adequar suas soluções ou produtos ao contexto de negócios do Desafio.

Neste período, as startups irão a campo, farão duas viagens para a região de Ilhéus, aplicando, na prática, a solução proposta e validada pela banca do programa.  Após o período de campo, as startups devem apresentar os resultados de suas soluções à banca avaliadora final, com o objetivo de demonstrar sua efetividade. Este evento será realizado, no dia 04 de junho, na sede do Sebrae Bahia, em Salvador.

Subsídio

Além dos benefícios já mencionados, o programa vai propiciar aos finalistas acesso aos produtores de cacau, participação na E-Agro e o 1° colocado receberá um aporte de até R$ 100 mil do Sebrae Bahia para o desenvolvimento da solução tecnológica.

Sobre a Cabruca

Entende-se por cacau cabruca, o sistema agrossilvicultural com densidade arbórea igual ou maior que 20 (vinte) indivíduos de espécies nativas por hectare, que se fundamenta no cultivo do cacau em associação com árvores de espécies nativas ou exóticas de forma descontínua e aleatória no bioma da Mata Atlântica.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.