O Governo de Portugal confirmou que continuam liberadas as viagens de turistas do Brasil. De acordo com informações do site Agora Europa, a prorrogação, que conta oficialmente a partir de segunda-feira (1°), é válida por mais um mês, ou seja, até o dia 30 de novembro.
Segundo o documento oficial publicado nesta sexta-feira (29), no Diário da República, estão permitidas a realização de viagens “não essenciais” do Brasil. Esta é a terceira renovação da permissão de viagens desde a reabertura das fronteiras no último mês de setembro.
A medida também se estende a turistas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Desde o início da pandemia, o governo português realiza uma avaliação periódica das autorizações de viagens, baseada na situação de cada país.
Ainda de acordo com o site, as autoridades do país não confirmam até quando este sistema será mantido. Atualmente, Portugal está em situação de alerta devido a Covid-19, com algumas restrições impostas até o próximo dia 30 de novembro.
Para a entrada de turistas é obrigatório um teste PCR, realizado 72 horas antes da viagem, ou um teste de antígeno com 48 horas, no máximo. O exame do tipo antígeno precisa estar na lista comum para despiste da doença Covid-19 aprovada pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia.