quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4126 Dólar 5.0178

EXPANSÃO DE 26% DO VOLUME DE SERVIÇOS PROVA A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA BAIANA, DIZ LEÃO

admin - 14/10/2021 18:15 - Atualizado 15/10/2021

“Mês a mês, os dados nos dão a certeza de que caminhamos no sentido da recuperação da nossa economia e ficamos mais uma vez satisfeitos por constatar o resultado dos esforços que o Governo do Estado têm feito nesta direção”. A avaliação é do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, com relação à expansão de 26,8% do volume de serviços na Bahia em agosto de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de julho deste ano, o crescimento foi de 1,7% com ajuste sazonal. O indicador no acumulado no ano ampliou 11,6%.

Para o secretário de desenvolvimento econômico, Nelson Leal, a expansão do volume de serviços é uma boa sinalização de retomada da economia. “O setor de serviços é um dos que mais empregam, e essa também é uma excelente notícia, pois são oportunidades de emprego que voltam a aparecer com a melhora dos índices da pandemia.”, disse secretário.

Quatro das cinco as atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para às atividades de Serviços prestados às famílias  (189,8%), que contabilizou a quinta variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de agosto. Essa atividade também apresentou resultado superior aquele observado no mesmo mês do ano anterior (-67,4%). Seguida pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (31,3%), que também, registrou variação positiva significativa, sendo a quinta maior alta da série iniciada em 2012, e a sexta variação positiva consecutiva para esse ano. A atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (10,5%) apontou a sexta taxa positiva consecutiva neste ano.  Serviços de informação e comunicação (4,5%) apresentou a quinta taxa positiva consecutiva neste ano.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan.

 

 

 

 

Foto: Reprodução/Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.