sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

A BAHIA VAI SER UM CENTRO MUNDIAL DE PRODUÇÃO DE COMMODITIES, DIZ EMPRESÁRIO

Redação - 16/06/2021 14:43

Uma  comitiva do governo do Estado , capitaneada pelo vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, com a presença do diretor da CBPM, Antônio Carlos Tramm, fará uma visita na próxima sexta-feira à província mineral do Vale do Paramirim.  A informação é do geólogo João Cavalcanti, presidente da Companhia Vale do Paramirim que garante existir no local uma enorme província mineral.

Segundo ele, nos próximos cinco anos , o estado da Bahia vai se  tornar um dos maiores centros de produção de commodities minerais do mundo, com destaque para os minerais ferrosos , metais básicos ( cobre e zinco ) , Agrominerais( fosfato ), minerais industriais ( grafeno , lítio, magnesita ) minerais radioativo ( urânio) , metais preciosos ( ouro e associados ) , além das chamadas terras – raras de vasta aplicação na indústria eletrônica.

Cavalcanti diz que a região do Vale do Paramirim será um dos principais pontos dessa produção e a empresa que ele preside  vai dar início na região, no próximo mês de julho, a um programa detalhado de sondagem rotativa a diamante visando a ampliação das recursos minerais notadamente de cobre onde esse metal teve seus preços altamente elevados em face do alto consumo da indústria automotiva e redução das reservas .

O geólogo afirma também que a região tem enorme potencial para exploração do lítio e ele afirma que  o potencial no vale do Paramirim é similar às reservas da Tesla motor no estado de Nevada USA com geologia idêntica. O lítio do vale do Paramirim seria extraído de rochas vulcânicas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.