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ENTREVISTA O PORTA-VOZ É O OLAVO CABRAL NETTO, CEO DA LISTO

Redação - 17/05/2021 06:00 - Atualizado 17/05/2021

Por: João Paulo Almeida 

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Bahia Econômica – Como o senhor avalia o crescimento do empreendedorismo no varejo físico durante a pandemia?

Olávo Cabral – Passamos por um ano bastante intenso, mas que também trouxe novas oportunidades. Os períodos mais incertos acabam por consolidar algumas empresas como players já relevantes em seus setores de atuação. Por isso, vejo que esse período de pandemia é um período de validação dos melhores modelos de negócio e isso abre novos caminhos e desafios daqui para frente.  Neste momento, nós conseguimos contribuir bastante oferecendo soluções tecnológicas assertivas para essas PMEs e buscando contribuir para que elas possam atravessar este momento de crise com menos dificuldade. Um bom exemplo é o setor automotivo, onde somos muito atuantes. Nos últimos meses, trouxemos várias soluções para atender ainda mais as necessidades deste perfil de clientes.

BE – Quais os investimentos que a empresa pretende trazer para a Bahia até o final de 2021 e como eles podem ser úteis para os empreendedores da Bahia?

OC- Investimos continuamente em melhorias para o nosso software. Agora, estamos ampliando a nossa atuação, incluindo soluções de banco digital, alongamento de pagamentos e sistema de pagamento com mobilidade. Além disso, iniciamos um piloto na região para oferecer crédito digital aos consumidores, que tem sido muito bem aceito. Estamos animados com os resultados que já podemos observar e pensando em ampliar a oferta de crédito nos próximos meses.

BE – Como a Listo propõe obter a autonomia financeira de pequenos e médios empreendedores baianos?

OC- A empresa tem como propósito devolver a autonomia financeira dos clientes, descomplicando a gestão dos seus negócios por meio da tecnologia, e oferecendo soluções inovadoras com base em uma relação transparente com todos eles. Baseamos nosso relacionamento em parceria e transparência, sem custos escondidos, por meio  de uma  plataforma proprietária altamente tecnológica baseada em nuvem. O nosso carro-chefe é o produto Listo Fácil, uma plataforma de gestão com ferramentas simplificadas para facilitar o uso para todos os perfis de clientes e que tem como principal destaque já estar integrado com a solução de vendas através de cartão.

Recentemente, esse serviço foi ampliado na região. Para soluções de parcelamento em cartão, passamos a oferecer 18 parcelas (anteriormente eram 12). Já para as soluções de financiamento (novo produto) passamos a oferecer 24 parcelas.  Estes são serviços e produtos oferecidos para PMEs dos mais variados segmentos, que conciliam os interesses de quem vende e de quem compra em uma mesma transação. Para o estabelecimento comercial, não importa o número de parcelas, pois todas as transações realizadas via plataforma são recebidas no mesmo dia. Além disso, a Listo atende as principais bandeiras do mercado: Visa, MasterCard, Elo e Hipercard. Sendo assim, para os estabelecimentos comerciais, a plataforma representa a possibilidade de aumentar as vendas, fidelizar clientes e ainda gerir melhor seu fluxo de caixa.

BE – Quais os grandes gargalos financeiros que a empresa encontra no mercado digital baiano e como ela ajuda a solucionar o problema?

OC – A Listo foi fundada para solucionar problemas que são os grandes responsáveis pela mortalidade da PMEs como gestão de capital de giro, gestão financeira, maus pagadores e falta de acesso ao crédito bancário. Nós ajudamos a solucionar essas questões oferecendo tecnologia de ponta com alta complexidade de serviços, mas extremamente simplificada e intuitiva nas pontas. Isso para que as empresas tenham mais autonomia e controle do seu dinheiro e ainda ofereçam aos seus clientes, mais possibilidades de compras, já que, para eles, a Listo traz a oportunidade de realizar compras de produtos de maior valor, como carros, de forma parcelada e diluída.

A pandemia evidenciou ainda mais a urgência de serviços como os nossos para os pequenos e médios empreendedores. O pagamento em D-zero, sem aluguel da maquininha, e tecnologia baseada em nuvem se destacam nas soluções oferecidas para esses negócios. A facilidade do recebimento de pagamento em D-zero pelos clientes, por exemplo, torna toda a cadeia mais sustentável e colabora para reduzir a mortalidade dos empreendedores. Ao reduzir o prazo de recebimento das transações, inclusive aquelas feitas a prazo, a Listo se torna um parceiro estratégico do pequeno e médio empresário. Ele pode evitar, ou ao menos diminuir, a necessidade de tomar crédito bancário para capital de giro e também pode fazer melhores negociações com fornecedores para a compra de insumos à vista, sem juros.

A plataforma proporciona mais liquidez para o cliente fazer o seu negócio girar. Consolidamos todos os serviços em um único ambiente – plataforma all in one -, maquininha, relatório de conciliação, histórico e controle de vendas por usuário, evitando que os pequenos e médios empresários tenham que contratar vários fornecedores, como era habitual. Com isso, estamos conseguindo aumentar a produtividade dos nossos clientes PMEs

BE – Qual o perfil de colaborador que a empresa pretende investir na Bahia?

OC – Buscamos por perfis comprometidos com o nosso propósito e engajados com a economia sustentável dos pequenos negócios. Pessoas que gostem de desafios, dispostas a superá-los e que estejam em busca de uma evolução constante. Prezamos pela transparência e reciprocidade em nossas relações. Por isso, em todas as nossas posições, é preciso exercitar esses valores. Temos vagas de desenvolvedores – que são responsáveis por tornar acessível toda a complexidade tecnológica. Também temos posições de gestores comerciais, que fazem o relacionamento com o cliente e que se tornam um apoio em seus negócios.

Foto: divulgação

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