quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

PORTO DE ARATU PASSA A RECEBER NAFTA PARA O POLO DE CAMAÇARI

Redação - 11/05/2021 08:09

O Porto de Aratu vai receber na sexta-feira (14) o primeiro carregamento de natfa, principal matéria-prima da indústria petroquímica, com a compensação do carbono emitido no processo de produção e de transporte. A operação, realizada em caráter experimental pela Braskem, em parceria com a empresa que fornece o produto, é vista como um possível caminho para tornar mais sustentável a produção da indústria petroquímica global.

Segundo informações do jornal Correio, o navio que vai atracar em Aratu trará uma quantidade de nafta suficiente para abastecer as unidades da Braskem no Polo de Camaçari por aproximadamente três dias. A carga foi embarcada em Corpus Christi, no Texas (EUA) e deve realizar uma viagem de 15 dias até Aratu.

As emissões equivalentes de dióxido de carbono que serão compensadas dizem respeito à extração de petróleo bruto e seu transporte por oleoduto, ao processamento para produzir nafta e ao transporte marítimo da carga de 325 mil barris.

“A Braskem está comprometida com uma estratégia de economia circular neutra em carbono, e este piloto é um passo nessa direção, contribuindo para compensar parte das emissões da cadeia de valor”, disse Hardi Schuck, diretor de Insumos, Químicos e Afretamento Global da Braskem. “Este anúncio é alinhado aos nossos esforços para continuar a avançar em inovação e desenvolver soluções de baixo carbono”, complementa.

 

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.