sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

AUMENTO DO EMPREGO SURPREENDE INDÚSTRIA

admin - 22/01/2021 07:20

Mês consagrado aos encontros familiares, mas também ao desfrute das férias, com forte impacto no turismo, dezembro apresenta resultados surpreendentes, de acordo com os pesquisadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao verificarem aumento no número de postos de trabalho. O registro ocorre pela primeira vez em dez anos, conforme dados divulgados pela pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela CNI. O índice de evolução do número de empregados ficou em 50,5 pontos, pouco acima da linha divisória de 50 pontos – sinalizador positivo –, demonstrando crescimento do emprego, resultado da flexibilização das medidas protetivas contra a covid.

– A atividade industrial de dezembro mostra uma desaceleração, mas ao mesmo tempo, vemos que a utilização da capacidade instalada é a maior desde 2013 para o mês, afirmou o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. As contratações na indústria ocorrem com mais frequência em outubro e novembro, mas, além do crescimento do número de empregos, houve queda na produção industrial em dezembro de 2020, depois de seis meses consecutivos de elevação, estacionando em 46,8, portanto, sinalizador negativo, abaixo da linha de 50 pontos.

Em uma amostragem considerada suficiente para obtenção de um resultado confiável, a pesquisa coletou dados de 1.887 empresas das quais 741 de pequeno porte, 669 de médio porte e 477 grandes empresas, entre 4 e 15 de janeiro. A atividade industrial encerrou o ano relativamente forte, embora os sinais de desaceleração já possam ser percebidos, provavelmente devido à piora nos números relacionados à infecção. As informações são da coluna tempo presente do jornal a tarde.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.