O prefeito Bruno Reis dá início à sua gestão escolhendo as prioridades corretas. Saúde, Educação, Transporte, Geração de emprego e Infraestrutura. Essas são, sem dúvida, as áreas que precisam ser atacadas de imediato.
Na saúde, a palavra de ordem é a guerra contra o coronavírus e o desafio de não deixar faltar leitos quando a 2ª onda chegar ao pico. Na educação, o desafio não será apenas recuperar o ano de 2020, será necessário retomar as aulas, mas, passada a pandemia, implementar um grande programa educacional para fazer Salvador superar as baixas notas do IDEB e melhorar o ensino, preparando a população para vencer o desafio do desemprego.
Sim, pois para vencer o desemprego será preciso qualificar a população baiana, mas primeiro é preciso enfrentar a conjuntura da pandemia do coronavírus, pois o 1º semestre do ano será difícil para a cidade que não terá mais o auxilio emergencial e tem grande parte sua população vivendo da informalidade.
São excelente as ideias do novo prefeito para dinamizar a economia: “atrair investimentos, parcerias, buscar novos negócios, identificar novos vetores de crescimento econômico na cidade, investir recursos públicos em obras e melhorar o ambiente de negócio”. Tudo isso vai no caminho certo especialemnte se o prefeito lembrar que a economia de Salvador é uma economia de serviços de baixa qualidade e que é preciso qualificar essa área para gerar mais emprego e renda. E a melhor maneira de fazer isso é através da educação e de programas de parcerias com as organizações empresariais.
O transporte é outro desafio, pois o sistema está em crise no país, com déficit e uma equação com metrô e futuramente o BRT que precisa ser equacionada. Por fim a Infraestrutura, área onde o ex-prefeito ACM Neto investiu fortemente e, justiça se faça, a cidade nunca teve tanto investimento em infraestrutura como agora.
Bruno Reis já se propôs a dar continuidade a esse grande projeto de investimento em todas as áreas inclusive na mobilidade urbana com a continuidade das obras do BRT. Aqui o novo prefeito tem um grande desafio: Não atulhar com mais viadutos o Lucaia, a região do Itaigara e outras avenidas de vale. Se as novas obras do BRT não preveem novos viadutos bom para a cidade, se preveem é urgente mudar o projeto, que pode transformas a cidade da Bahia em cidade de cimento. Veja aqui.
Mas o prefeito Bruno Reis está qualificado para enfrentar esses desafios, afinal tem experiência, foi um dos artífices da vitoriosa gestão de ACM Neto e tem conhecimento e experiência para tornar-se um grande prefeito. (EP – 04/01/2021)