SDE E COFIC FIRMAM PARCERIA PARA RECUPERAÇÃO DE VIAS DO POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI

SDE E COFIC FIRMAM PARCERIA PARA RECUPERAÇÃO DE VIAS DO POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) firmaram uma parceria para recuperação das vias de acesso no Polo Industrial de Camaçari, nesta segunda-feira (05), durante um encontro com o conselho da entidade. O instrumento altera contrato celebrado em junho de 2015 pela extinta Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). A comitiva da SDE esteve ainda na sede administrativa da Braskem, onde conheceu os planos de investimentos da empresa este ano.

O vice-governador João Leão, secretário da pasta, recebeu do Cofic a pauta de demandas para o Governo do Estado, visitou vias do Polo, que serão recuperadas com verbas do Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da Sudic (Funedic) e almoçou no refeitório de funcionários da Braskem. Estiveram presentes no ato, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e representantes do comitê, o presidente Carlos Alfano e o superintendente Mauro Pereira, além de outros membros do Conselho.

“O termo assinado amplia e prorroga o prazo de concessão da Cofic e a adequação orçamentária vai permitir a recuperação das Via Frontal, Hidrogênio, Amônia, Axial e Alfa. O documento estima ainda o orçamento para o exercício de 2021”, explica Leão. Para ele, o Polo tem localização estratégica e permite fácil acesso às indústrias através da BA-093 e Via Parafuso, ferrovias, portos e aeroportos.

O Complexo Industrial responde por mais de 90% da arrecadação tributária dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila e por cerca de 22% do PIB da Indústria de Transformação do Estado da Bahia. Manter-se competitivo é o principal desafio do Polo, compartilhado pelas mais de 90 empresas que o integram, representadas pelo Cofic. Atualmente o polo concentra suas atividades nos segmentos químico-petroquímico, de automóveis, liderado pelo Complexo Ford, pneus, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, celulose, fertilizantes, fármacos, energia eólica, bebidas e serviços (incluindo logística). Sua localização estratégica do Polo, no município de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, permite fácil acesso às indústrias através das rodovias BA-093, BA-535 (Via Parafuso), Canal de Tráfego, ferrovias, portos e aeroportos.

 

 

Fotos: Vaner Casaes