Desde o começo de outubro que burburinhos e jingle bells começaram a anunciar que já era hora de os lojistas se prepararem para as festas de fim de ano. Um Natal que começa cada vez mais cedo, essa é a realidade de muitos negócios – principalmente os de vestuário, calçados e acessórios –, que historicamente têm nesta época o seu pico de vendas do ano. Na Bahia, as estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) preveem um faturamento de R$ 1,7 bilhão neste Natal.
“A inflação baixa, juros básicos no piso histórico, prazos mais amplos para a quitação de financiamentos por parte das famílias e, principalmente, a liberação de recursos extraordinários para o consumo, como os saques no FGTS e no PIS, contribuirão para a retomada parcial do nível de atividade do setor até dezembro de 2019”, explica Fábio Bentes, economista da CNC. Do ponto de vista da reativação do consumo, ele completa, as datas comemorativas do segundo semestre vão favorecer as vendas.
Um grande exemplo disso é a Camicado, loja especializada em artigos para casa que já colocou os produtos de Natal nas prateleiras e vitrines logo que eles chegaram. “Com essa economia, é preciso planejar quando e como atrair os clientes. Começamos no meio de outubro, colocando quase tudo de novo que temos para o Natal desde bem cedo. Dessa forma, quem passa pela vitrine sente o impacto e percebe que o Natal já está aí”, explica Caroline Nascimento, supervisora da Camicado do Salvador Shopping.
Ela conta que o Natal é como um segundo Dia das Mães para a loja, sendo esses os períodos de maior faturamento. Ainda que o Noel tenha certa vantagem no quesito vendas em comparação com as mães. Esse ano a loja está apostando na decoração dourada e vermelha e, tentando repetir o sucesso de 2018, a loja volta com o ‘Natal Tropicool’, com vários itens onde o Papai Noel deixa a típica roupa vermelha de lado e veste roupas mais praianas, combinando em estilo e cor com o clima mais quente do Brasil no final de ano.
“Ano passado o faturamento anual das lojas Camicado (em todo o país) girou em torno dos R$ 650 milhões. Com os números que já alcançamos até este mês, em 2019 vamos superar e muito esse valor. Na verdade, nossa preocupação no momento aqui Salvador é que o estoque natalino acabe antes que o Natal chegue de verdade”, conta. Esse crescimento do faturamento da Camicado pode coincidir com as estimativas da CNC, que está prevendo um aumento de 4,8% no faturamento do Brasil no Natal este ano.
Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE