Sol -° | Salvador
lupa
SALVADOR

PROJETO LANÇA E-BOOK SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTICAPACITISTA

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
PROJETO LANÇA E-BOOK SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTICAPACITISTA
Foto: Tatiana Perreira

O Projeto SETA lança o e-book gratuito “Orientações de Acessibilidade Antirracista na Educação”. O texto traz uma abordagem inédita sobre a educação antirracista e a abordagem anticapacitista. A publicação tem como objetivo promover a equidade na educação por meio do fortalecimento de práticas interseccionais de inclusão. O material está disponível gratuitamente no site oficial do projeto.

“O racismo e o capacitismo não são opressões separadas, elas se alimentam mutuamente e se agravam quando interseccionalizadas com outras categorias, como gênero e classe. A população negra com deficiência é atravessada por um duplo cerceamento histórico do direito à educação. Uma abordagem verdadeiramente inclusiva não pode reproduzir o capacitismo, o racismo, o sexismo ou qualquer outra forma de opressão. Essas dimensões precisam ser enfrentadas de forma articulada, não isolada”, explica Luciana Ribeiro, Especialista em Educação do Projeto SETA.

O conteúdo é destinado às pessoas que atuam na comunidade escolar e, ainda, aquelas interessadas e comprometidas com uma educação inclusiva e antirracista. A publicação tem como objetivo fortalecer o trabalho da gestão escolar, dos profissionais da educação e das pessoas educadoras para desenvolver estratégias pedagógicas integrando tecnologias assistivas e atividades acessíveis ao cotidiano da escola. Além disso, se propõe a contribuir para reduzir a vulnerabilidade enfrentada por grupos socialmente marginalizados em razão da pobreza, da dificuldade de acesso à educação, das barreiras à acessibilidade.

O livro conta com recursos interativos, com links de acesso a vídeos, leis e outros assuntos complementares. Com projeto gráfico feito pela Espiral, uma consultoria especializada no segmento, o material será disponibilizado em formato digital, com recursos de acessibilidade inseridos.

O evento de lançamento foi realizado na sede do Geledés - Instituto da Mulher Negra, em São Paulo. A organização é uma das instituições que fazem parte da aliança do Projeto SETA. Durante o encontro, houve uma roda de conversa sobre o processo de construção do e-book, com a participação das co- autoras Luciana Viegas, fundadora do Instituto Vidas Negras com Deficiência Importam, Marta Gil, Coordenadora Executiva no Amankay, e a consultora especializada Amanda Soares, que fez a revisão crítica do conteúdo.

em um ecossistema de qualidade social antirracista. O projeto foi selecionado pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo o único brasileiro entre os cinco premiados.

Tags:

Mais lidas

seta para cima