CONSTRUÇÃO CIVIL RESPONDE POR 1 EM CADA 4 EMPREGOS GERADOS NA BAHIA, DIZ ADEMI

A construção civil vem desempenhando um papel de destaque na geração de empregos na Bahia de janeiro a julho de 2026. Dos 56.291 novos postos formais de trabalho gerados no estado no período analisado, 13.436 foram criados pela construção civil, o equivalente a aproximadamente 24% do total. O setor também lidera a geração de empregos da construção no Nordeste, segundo dados do Caged apresentados na mais recente pesquisa contratada pela Ademi-BA e realizada pela Brain Inteligência Estratégica, divulgada nesta quinta-feira (24) aos associados da entidade.
Os dados da pesquisa ganham ainda mais relevância quando observado ao lado dos indicadores do mercado imobiliário. Salvador e Região Metropolitana chegaram em julho de 2026 combinando crescimento dos lançamentos e das vendas com uma redução significativa da oferta disponível. É uma dinâmica que demonstra como a atividade imobiliária ultrapassa os limites dos próprios empreendimentos: novos projetos movimentam uma extensa cadeia produtiva, demandam mão de obra e serviços e contribuem diretamente para a geração de renda e atividade econômica.
Em julho de 2026, Salvador registrou crescimento de 68% no número de lançamentos em relação ao mesmo mês de 2025, enquanto a Região Metropolitana avançou 59%. Foram 642 novas unidades verticais lançadas no período. Também chama atenção a transformação no perfil da oferta: os imóveis compactos, que representavam 66% dos lançamentos em julho de 2025, passaram a responder por 82% em julho deste ano. Jardim Armação, Ondina e Patamares estiveram entre os bairros com maior concentração de novos projetos.
Mas a pesquisa é para consumo interno da Ademi e não é divulgada entre os jornalistas.



