QUAEST: RUI COSTA APARECE NA LIDERANÇA PARA DISPUTA DO SENADO NA BAHIA COM 23%

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), mostra a disputa pelo Senado na Bahia. Serão eleitos dois senadores em cada estado e no Distrito Federal, para renovar 54 das 81 cadeiras, portanto, cada eleitor precisa votar em dois candidatos diferentes.
Na pesquisa espontânea da Quaest — em que os nomes não são mostrados aos eleitores entrevistados —, 85% estão indecisos, porque não souberam citar um candidato. Já na pesquisa estimulada, a lista de candidatos é mostrada, e cada entrevistado precisa responder duas vezes em quem pretende votar: para a primeira vaga e, depois, para a segunda vaga.
Os resultados da pesquisa para o Senado consideram as menções para a primeira e a segunda vagas em um total que soma 100% das intenções de voto e mantém a proporção entre candidatos, brancos/nulos e indecisos. Veja os números abaixo:
Combinação - votos totais
- Rui Costa (PT): 23%
- Jaques Wagner (PT): 17%
- João Roma (PL): 7%
- Angelo Coronel (Republicanos): 5%
- Professora Delliana Ricelli (Psol): 2%
- Marcelo Santtana (DC): 1%
- Marcelo Carvalho (Psol) - 1%
- Marcelo Millet (PCO) - 1%
- Carlos Sodré (Mobiliza) - 1%
- Gregorio Gould (UP): 0%
- Branco/nulo/não vai votar: 20%
- Indecisos: 22%
Primeira vaga:
- Rui Costa (PT): 33%
- Jaques Wagner (PT): 13%
- João Roma (PL): 11%
- Angelo Coronel (Republicanos): 4%
- Professora Delliana Ricelli (Psol): 1%
- Marcelo Santtana (DC): 0%
- Marcelo Carvalho (Psol) - 1%
- Marcelo Millet (PCO) - 1%
- Carlos Sodré (Mobiliza) - 1%
- Gregorio Gould (UP): 1%
- Branco/nulo/não vai votar: 17%
- Indecisos: 17%
Segunda vaga:
- Rui Costa (PT): 14%
- Jaques Wagner (PT): 20%
- João Roma (PL): 4%
- Angelo Coronel (Republicanos): 6%
- Professora Delliana Ricelli (Psol): xx%
- Marcelo Santtana (DC): 2%
- Marcelo Carvalho (Psol) - 1%
- Marcelo Millet (PCO) - 1%
- Carlos Sodré (Mobiliza) - 1%
- Gregorio Gould (UP): 0%
- Branco/nulo/não vai votar: 23%
- Indecisos: 26%
Para 63% dos eleitores ouvidos no levantamento, a escolha do candidato é definitiva. Outros 37% dizem que ainda podem mudar o voto até as eleições, em 4 de outubro.
A Quaest ouviu 900 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 26 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no TSE é BA-06206/2026.
Com informações do G1*



