Sol -° | Salvador
lupa
DESTAQUE DO DIA

IPHAN APONTA IRREGULARIDADES EM RESTAURAÇÃO DO PALÁCIO DA SÉ, FUTURA SEDE DA PREFEITURA DE SALVADOR

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
IPHAN APONTA IRREGULARIDADES EM RESTAURAÇÃO DO PALÁCIO DA SÉ, FUTURA SEDE DA PREFEITURA DE SALVADOR

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apontou falhas e irregularidades nas obras de restauração do Palácio da Sé, imóvel histórico que será a futura sede da Prefeitura de Salvador. As informações foram divulgadas pelo jornal A Tarde e confirmadas pelo Metro1.

Segundo nota técnica encaminhada à administração municipal nesta segunda-feira (8), intervenções em pinturas históricas do edifício teriam sido realizadas sem a apresentação completa da documentação exigida e sem autorização prévia para acompanhamento técnico dos serviços.

As irregularidades foram identificadas inicialmente durante vistoria realizada em janeiro deste ano. Na ocasião, o Iphan solicitou atualização do diagnóstico da obra, detalhamento do projeto de restauração, metodologia de execução, cronograma e comunicação oficial antes do início das intervenções.

De acordo com o instituto, as exigências não foram integralmente cumpridas pela gestão municipal.

Em uma nova inspeção realizada no mês de maio, técnicos do órgão constataram que parte das pinturas históricas já havia sido restaurada antes da conclusão das análises e liberações necessárias para intervenções em bens tombados pelo patrimônio histórico nacional.

O Iphan avaliou que a ausência das informações solicitadas comprometeu a análise técnica sobre os procedimentos adotados durante a restauração do imóvel histórico.

Foto: Max Haack/PMS

Tags:

Mais lidas

seta para cima