Sol -° | Salvador
lupa
POLÍTICA

JANELA PARTIDÁRIA: MAIS DE 20% DOS DEPUTADOS FEDERAIS MUDAM DE PARTIDO E ALTERAM COMPOSIÇÃO DA CÂMARA

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
JANELA PARTIDÁRIA: MAIS DE 20% DOS DEPUTADOS FEDERAIS MUDAM DE PARTIDO E ALTERAM COMPOSIÇÃO DA CÂMARA

A janela partidária encerrada na sexta-feira (3) provocou mudanças significativas na Câmara dos Deputados, com mais de 20% dos parlamentares trocando de legenda.

De acordo com levantamento da CNN, baseado em dados da Casa Legislativa, informes partidários e anúncios em redes sociais até sábado (4), ao menos 120 movimentações foram registradas. O número ainda pode crescer com a consolidação das trocas.

O PL, que possui a maior bancada, ampliou sua base para 100 deputados, após registrar o maior número de novas filiações — anteriormente, eram 87 integrantes.

O PT, segunda maior força na Câmara com 67 parlamentares, teve ao menos uma saída relevante. A deputada Luizianne Lins (CE) deixou a legenda após 37 anos para se filiar à Rede, que também recebeu Paulo Lemos (AP), oriundo do PSOL.

Já o União Brasil foi o partido que mais perdeu integrantes, com 28 saídas. Apesar disso, registrou 21 novas filiações e passou a contar com 51 deputados, sete a menos do que antes da janela.

O PSDB teve 11 entradas e sete saídas, chegando a 19 parlamentares. O PDT registrou apenas uma nova filiação e oito baixas. PP, PSD e Republicanos apresentaram números equilibrados entre entradas e saídas.

As movimentações refletem a reorganização das forças políticas no Congresso Nacional e devem impactar diretamente a formação de alianças e chapas para as próximas eleições.

Veja a estimativa de ganhos e perdas de cada sigla:

União Brasil: 28 saídas e 21 adesões;

Republicanos: 15 saídas e 15 adesões;

PSD: 13 saídas e 9 adesões;

MDB: 13 saídas e 7 adesões;

PP: 9 saídas e 6 adesões;

PL: 7 saídas e 20 adesões;

PDT: 8 saídas e uma adesão;

PSDB: 7 saídas e 11 adesões;

PSB: 5 saídas e 6 adesões;

Avante: 4 saídas e uma adesão;

PRD: 3 saídas e 1 adesão;

Podemos: duas saídas e 13 adesões;

Solidariedade: três saídas e quatro adesões;

Rede: uma saída e duas adesões;

PT: uma saída e uma adesão;

Cidadania: uma saída e 0 adesões;

MISSÃO: 0 saídas e uma adesão;

PC do B: 0 saídas e uma adesão;

PSOL: uma saída e uma adesão;

PV: 0 saídas e uma adesão.

Mudanças no Senado

No Senado, o PSD perdeu três integrantes. Rodrigo Pacheco, cotado para a disputa do governo de Minas Gerais, filiou-se ao PSB. A senadora Eliziane Gama (MA) foi para o PT. O senador Angelo Coronel (BA) migrou para o Republicanos. A sigla ganhou um integrante: Carlos Viana (MG) veio do Podemos.

O PL ganhou dois novos nomes que eram do União Brasil: Sergio Moro (PR) e Efraim Filho (PB). O partido perdeu a senadora Dra. Eudócia Caldas (AL) que foi para o PSDB.

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Tags:

Mais lidas

seta para cima