Sol -° | Salvador
lupa
SAÚDE E EDUCAÇÃO

"CANTINHO DA AMAMENTAÇÃO" É INAUGURADO NA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF) SÃO MARCOS

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
"CANTINHO DA AMAMENTAÇÃO" É INAUGURADO NA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF) SÃO MARCOS

As mamães de bebês em fase de amamentação ganharam um espaço especial na Unidade de Saúde da Família (USF) de São Marcos. O "Cantinho da Amamentação" foi inaugurado nesta quarta-feira (6) e contou com a presença da comunidade.

A partir de agora, as pacientes com filhos acolhidas na USF passam a contar com um lugar protegido e ambientalizado que visa assegurar o bem-estar emocional, tanto para a mãe quanto para o seu bebê. A sala de aleitamento conta ainda com suporte de equipe multidisciplinar para orientar as mulheres que fizerem uso do espaço para o aleitamento materno.

O ambiente foi planejado para garantir conforto e privacidade no momento da amamentação, contribuindo para o bem-estar emocional da dupla e, consequentemente, evitando o desmame precoce, reduzindo o risco de doenças e ajudando no fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

Conceito - Idealizado pela enfermeira Leilane Santana, que atua na unidade desde 2018, o projeto nasceu a partir das reuniões da Comissão de Aleitamento Materno (Calm), grupo formado por profissionais do distrito que discutem estratégias voltadas à promoção do aleitamento.

"A gente tinha esse cantinho aqui que não era usado. A ideia surgiu nos encontros com outras unidades e pensamos em aproveitá-lo, não apenas como um espaço de amamentação, mas também como um local de apoio, com trocador, para que as pacientes possam se sentir mais acolhidas", explicou a enfermeira.

"Muitas mulheres vêm sozinhas, com sacolas e documentos, e precisam de um lugar seguro e confortável para amamentar ou trocar seus bebês", acrescentou a profissional de saúde.

À frente da gerência da USF há seis anos, Aline Oliveira afirmou que a unidade tem um fluxo muito intenso de mães com bebês em fase de amamentação, por isso, a criação do espaço é bastante oportuna.

"Percebemos que, quando as mães vinham para vacinar os bebês, fazer exames de laboratório e até para consultas de rotina, não tinham um local para a amamentação. Nossas pacientes estão muito felizes com o novo espaço. Agora, elas podem alimentar seus filhos com privacidade", comentou.

Sobre o "Agosto Dourado", mês em alusão à importância do aleitamento materno, a gerente afirma que a unidade está promovendo uma série de atividades que envolvem a população e a equipe de profissionais.

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Mais lidas

seta para cima