Sol -° | Salvador
lupa
MUNICÍPIOS

ITAPARICA DISCUTE FUTURO DO TURISMO LOCAL EM DOIS DIAS DE EVENTO

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
ITAPARICA DISCUTE FUTURO DO TURISMO LOCAL EM DOIS DIAS DE EVENTO

Acontece hoje (3) e amanhã (4), em Itaparica, Semana do Trade Turístico de Itaparica , evento voltado para o fortalecimento das parcerias comerciais nos setores da economia turística, com foco na valorização da cultura local e no impulsionamento da economia da região. Sediada na Biblioteca Juracy Magalhães, das 13h às 17h, a iniciativa busca integrar profissionais dos setores de hotelaria, restaurantes, guiamento, entre outros empreendedores, e o poder público em um espaço de troca de experiências, capacitação e construção de estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo em Itaparica.

Autoridades como o vice-prefeito Adelmo Assis e o secretário de Turismo e Cultura, Everaldo José Batista, estiveram presentes na abertura do evento, que traz na sua programação palestras temáticas, rodas de conversa, orientações práticas, apresentação de cases de sucesso e atividades interativas. A diversidade de conteúdos foi pensada para atender tanto aos profissionais da área quanto aos interessados em ingressar ou investir no setor turístico local.

Aberto ao público, a Semana do Trade Turístico de Itaparica convida moradores, empresários, artistas locais e demais profissionais que movimentam a economia itaparicana a participarem ativamente das atividades. Para garantir a vaga, é necessário realizar a inscrição por meio do formulário disponível no link da bio do Instagram @prefeituradeitaparica ou presencialmente na Biblioteca Juracy Magalhães. O encontro representa uma oportunidade valiosa para fortalecer redes, adquirir conhecimento e celebrar o potencial cultural e econômico do município.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZQUFlII-baeAV3jQYckTCp1x-1EHrcKj1xsuXehvRKAcBKA/viewform

PROGRAMAÇÃO 1º DIA (03/06)

Abertura Oficial e Conexões Inspiradoras

13:00 - Abertura Institucional

•Fala do prefeito

•Fala do secretário de turismo e cultura

•Fala do representante do CDL Ilha (Câmara de Dirigentes Lojistas da Ilha de Itaparica)

13:30 - Palestra: Turismo Sustentável - com Fabíola Paes Leme

Bloco 2 - Casos de Sucesso & Inspiração

14:00 - Case de Sucesso: Franklin Oliveira e o Afroturismo como potência cultural

14:30 - Case De Sucesso: Grupo Manguezal - Impacto de demanda turística em Itaparica - com Luiz Manoel

Bloco 3 - Conexões Criativas e Oportunidades - Grupo Donas

15:00 - Roda de conversa com artesãos locais

15:30 - Lançamento do guia turístico

16:00 - Coffee Break

PROGRAMAÇÃO 2º DIA (04/06)

Bloco 1 - Formação, Fortalecimento e Oportunidades

13:00 - Capacitação para guias e transporte turístico

•Tema: “O que oferecer de histórias locais para fortalecer o guiamento” - com Felipe Peixoto Brito

13:30 - Ação transversal com a secretaria de trânsito

•Tema: “Conexão que guia: turismo colaborativo entre motoristas e guias cadastrados”

•Objetivo: Fortalecer o vínculo entre o transporte turístico (táxis, mototáxis, vans etc.) e os guias turísticos cadastrados, promovendo um atendimento mais completo e colaborativo ao turista.

Ação Prática:

•Entrega da lista oficial e atualizada dos guias credenciados da cidade aos profissionais do transporte.

•Orientações sobre como indicar e valorizar o trabalho dos guias locais.

•Estímulo ao trabalho em rede e valorização da economia turística da cidade.

Bloco 2 - Oficina e Palestra para meios de Hospedagem e Alimentação

14:00 - Oficina: “Atendimento com afeto recebendo bem o turista” - SESC

14:30 - Palestra: “Marketing digital para negócios locais de turismo” - com Rodrigo borges

Bloco 3 - Planejamento e Visão Estratégica

15:00 - Lançamento do Calendário Náutico de Itaparica - com Marcelo Fróes/ Zebha/Alexandre Jatobá

15:30 - Café com Turismo

•Espaço de networking entre trade, artesãos, guias, hospedagens e comércio.

•Apresentação de linhas de crédito (Sebrae e Desenbahia)

•Ação transversal com a Secretaria da Fazenda

Ações permanentes durante a semana

Fala do empreendedor: vídeos curtos de empreendedores do setor turístico no feed da prefeitura.

Enquete interativa: “Que turismo nós queremos para a cidade?” - disponível nas redes sociais e por QR Code em pontos estratégicos da cidade.

Foto: Comunicação Itaparica

Tags:

Mais lidas

seta para cima