CLIVET REALIZA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA ZOONOSES NO SÁBADO (13) EM SALVADOR

Em virtude do Julho Dourado, campanha que tem como objetivo alertar sobre os riscos das zoonoses, doenças transmitidas entre animais de humanos, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) vai promover, no sábado (13), uma ação de prevenção a zoonoses, especialmente raiva, esporotricose e leishmaniose, com triagem e orientações aos tutores de pets. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h na Clivet, localizada na Avenida Jorge Amado, na Boca do Rio, em Salvador. Agendamento e outras informações estão disponíveis no WhatsApp (71) 3203-2649.
Veterinária e coordenadora da clínica, Simone Freitas afirma que a prevenção contra essas e outras zoonoses evita problemas de saúde não apenas nos animais, mas também nos tutores. "Essas são doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos e possuem um potencial de surtos", alerta.
A especialista explica ainda que a maioria delas pode ser prevenida, com medidas que vão desde um hábito de higiene adequado do animal até uma atenção rigorosa ao calendário de vacinação, quando existente, como é o caso das vacinas antirrábicas e de leptospirose. "A prevenção é a melhor forma de proteção e a colaboração entre tutores de pets, profissionais de saúde e a comunidade em geral é a chave para uma sociedade mais saudável e segura", opina a veterinária.
Principais zoonoses
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as mais comuns são raiva, esporotricose e leishmaniose. A primeira delas pode acometer tanto cães quanto felinos, enquanto a esporotricose é mais comum em gatos, embora também acometa cachorros. Além disso, o órgão sinaliza que essas são doenças que podem ocorrer em qualquer época do ano.
Conhecer seus sinais é uma das melhores formas de ir em busca do tratamento adequado o mais breve possível. Simone Freitas ressalta que quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento. "A maioria das zoonoses, desde que sejam diagnosticadas e tratadas precocemente, possui cura. Porém, o ideal é sempre a prevenção, seja através de vacinas ou seguindo os protocolos elaborados pelos médicos veterinários", esclarece. Porém, a veterinária alerta que a raiva em cães e gatos não tem cura e, por isso, é ainda mais importante o foco na prevenção.
Atenção aos sinais
Os tutores precisam ficar atentos aos sinais demonstrados pelos seus bichinhos de que a sua saúde e bem-estar estão ameaçados. No caso das zoonoses, os sintomas, dependendo do tipo de doença, podem ser específicos ou mais gerais. A avaliação do pet e o diagnóstico devem ser feitos por um médico veterinário qualificado para que o tratamento seja adequado ao tipo de enfermidade.
Sintomas que sinalizam possíveis zoonoses:
- Febre;
- Letargia;
- Perda de apetite;
- Vômitos e diarreia;
- Alterações no comportamento;
- Erupções cutâneas;
- Tosse persistente;
- Problemas respiratórios;
- Icterícia (pele e olhos amarelados).
Serviço
Ação de prevenção de zoonoses
Quando: 13 de julho (sábado)
Onde: Clivet UNIFACS (Av. Jorge Amado, 674 - Boca do Rio, Salvador)
Agendamento: Através do WhatsApp (71) 3203-2649.
Foto: Divulgação



